A utilização da escala de Fugl-Meyer no estudo do desempenho funcional de membro superior no tratamento de indivíduos hemiparéticos pós AVE
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i1.1953Resumo
O objetivo deste estudo foi utilizar um instrumento de avaliação e verificar o grau de confiabilidade do mesmo enquanto aplicado em indivíduos com seqüelas de acidente vascular encefálico (AVE). A avaliação de Fugl-Meyer, validada desde 1975, é amplamente aplicada em experimentos internacionais direcionados a indivíduos portadores de hemiparesia com predomínio braquial. Os testes oferecem condições de pontuar atividades funcionais que necessitam da participação dos membros superiores e que são consideradas subjetivas. Um grupo composto por dez indivíduos portadores de hemiparesia foi submetido inicialmente í avaliação de Fugl-Meyer, receberam tratamento fisioterapêutico e novamente foram reavaliados. Os resultados mostram que a avaliação de Fugl-Meyer permitiu quantificar o desempenho motor do indivíduos com seqüela de AVE sem que a análise qualitativa fosse desconsiderada.
Palavras-chave: avaliação de desempenho, membro superior, acidente cerebrovascular, Escala de Fugl-Meyer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.