Estudo de elementos temporais da marcha em indivíduos com hálux valgo
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i1.1961Resumo
O objetivo desse estudo foi comparar a duração do apoio relativo versus diferentes regiões do pé em indivíduos com e sem hálux valgo. Foram investigados 60 indivíduos de ambos os sexos (15 masculinos e 45 femininos) com idades entre 21 e 76 anos, divididos em dois grupos de 30, sendo um composto por sujeitos que apresentavam hálux valgo e o outro sem deformidade (grupo controle). Para a captura dos dados foram fixados transdutores de contato nas regiões plantares do calcâneo e da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª cabeças metatarsais sendo os dados registrados por um cronógrafo analógico especificamente habilitado para o feito. Os resultados obtidos demonstram que: os pés com hálux valgo apresentaram valores significativamente menores no tempo de contato da 1ª cabeça metatarsal em relação í 2ª e 3ª, quando comparados com os pés do grupo controle; o tempo de contato da região do antepé sob a 3ª, 4ª e 5ª cabeças não foi diferente nos dois grupos, muito embora pés com hálux valgo demorassem mais tempo desde o choque do calcâneo até o fim do apoio. Palavras-chave: biomecânica, marcha, hálux valgo, cinemáticaDownloads
Publicado
2018-03-18
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.