A presença do forame esternal anômalo e a prática de acupuntura no meridiano extra (ren mai)
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i1.1964Resumo
O esterno é um osso plano, situada na parede óssea anterior do tórax. Uma vez que, esse osso apresenta vários centros de ossificação, o mesmo pode ser interrompido por um forame anômalo no terço distal. Essa variação tem importância na punção de medula óssea do esterno e principalmente na prática de acupuntura. Portanto o objetivo do presente estudo foi relatar dois casos de variações anatômicas e relacioná-las com a prática de acupuntura, bem como, verificar a descrição das anomalias, precauções e conseqüências na literatura específica de acupuntura. Palavras-chave: forame esternal, variação anatômica, acupuntura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.