Avaliação da posição corpórea do paciente com doença de Parkinson através da biofotogrametria computadorizada
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i3.1985Resumo
A doença de Parkinson caracteriza-se por apresentar vários sinais. Dentre eles, a alteração postural tem sido descrita como um dos sinais mais debilitantes de tal patologia. O presente estudo teve como objetivo avaliar e correlacionar a idade e o tempo de evolução da doença com o grau de anteriorização corpórea adotado pelos parkinsonianos. Para tanto, foram avaliados 25 voluntários portadores da doença de Parkinson, sendo 17 homens e 8 mulheres com idade variando entre 51 e 87 anos. Estes foram posicionados no perfil direito e tiveram seus pés alinhados para captura da imagem com máquina fotográfica digital. As imagens foram transportadas para o computador, para o cálculo do ângulo referente í posição corpórea adotada por estes indivíduos, através do programa ALCimage 2.1. Os resultados mostraram correlação entre o tempo de evolução da doença e da idade com a anteriorização corpórea nos homens, enquanto nas mulheres encontramos correlação apenas entre o tempo de evolução da patologia e o grau de anteriorização corpórea. Verificamos, ainda, que os homens apresentaram maior grau de projeção anterior quando comparados às mulheres. A partir dos resultados concluise que os homens apresentam maior anteriorização corpórea do que as mulheres, e que a evolução da patologia se mostrou maior nos homens, no que se refere í alteração da postura. Palavras-chave: anteriorização postural, Parkinson, biofotogrametria computadorizada.Downloads
Publicado
2018-03-18
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.