A influência do isostretching nas alterações dos parâmetros da marcha em idosos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i4.2001Resumo
O processo de envelhecimento é freqüentemente acompanhado de alterações posturais e da mobilidade, ocasionando instabilidade na marcha. O presente estudo verificou a influência que o Isostretching exerce sobre as alterações dos parâmetros da marcha em idosos, utilizando o Protocolo de Cerny. Os participantes eram do sexo feminino, com idade entre 60 a 69 anos e foram divididos em dois grupos, o grupo controle e o grupo experimental. Ambos foram avaliados duas vezes, ou seja, o grupo controle no início e no fim do estudo e o grupo experimental antes e após ter sido submetido às sessões de Isostretching. Os dados foram analisados estatisticamente, concluindo-se que, para p < 0,05, houve melhora significativa nos valores dos parâmetros da marcha após a intervenção. Palavras-chave: sistema motor, isostretching, idoso, marcha.Downloads
Publicado
2018-03-18
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.