A importância da ginástica laboral na diminuição das algias e melhora da qualidade de vida do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i5.2020Resumo
Fatores como o aumento do ritmo de trabalho, alta velocidade de produção, movimentos repetitivos, stress, pressão de chefias, entre outros, faz com que o trabalhador a cada jornada de trabalho padeça de algias em diversos segmentos corporais. A ginástica laboral, associada às melhorias ergonômicas e a correção postural, promove um alívio destas sintomatologias, além de preparar o funcionário para a carga diária de trabalho. Desta forma, foi implantado um programa de prevenção de doenças ocupacionais, com ênfase na ginástica laboral, no setor de embalagem de três indústrias farmacêuticas, sendo duas estudadas em um período de três anos e uma por um ano, utilizando o teste estatístico de distribuição qui-quadrado (p < 0,05) para comprovação dos dados. Ao final do estudo, concluise que a ginástica laboral possui eficácia significativa na redução das queixas álgicas em trabalhadores do setor de embalagem de indústrias farmacêuticas. Palavras-chave: alongamento, ginástica laboral, dor, saúde do trabalhador, prevenção
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.