Conhecimento e educação em saúde de idosos portadores de diabetes mellitus

Autores

  • Fernanda Signor Universidade de Passo Fundo
  • Camila Pereira Leguisamo Universidade de Passo Fundo
  • Ana Carolina Bertolleti de Marchi Universidade de Passo Fundo
  • Suzane Stella Bavaresco Universidade de Passo Fundo
  • Luma Zanatta de Oliveira Universidade de Passo Fundo
  • Ana Paula Pillatt Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i2.205

Resumo

O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico decorrente do déficit de produção ou da absorção sistêmica do hormônio insulina. Pacientes diabéticos necessitam de um tratamento complexo, que exige um conjunto de cuidados que devem ser mantidos ao longo da vida. O estudo tem como objetivo discutir a importância da educação em saúde para melhorar o ní­vel de conhecimento de pacientes com diabetes mellitus. A falta de conhecimento dos pacientes sobre a doença, suas consequências e sua prevenção constituem-se num grande desafio para os profissionais da área da saúde na construção de ações educativas.

Palavras-chave: diabetes mellitus, conhecimento, Educação em saúde.

Biografia do Autor

Fernanda Signor, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Ação Comunitária pela Universidade do Contestado, Mestranda do Programa de Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo

Camila Pereira Leguisamo, Universidade de Passo Fundo

D.Sc., Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo

Ana Carolina Bertolleti de Marchi, Universidade de Passo Fundo

D.Sc., Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo

Suzane Stella Bavaresco, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo,  Bolsista Pibic-UPF

Luma Zanatta de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Bolsista CNPq

Ana Paula Pillatt, Universidade de Passo Fundo

Ft., Mestranda do Programa de Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo, Bolsista PROSUP/CAPES

Referências

American Diabetes Association. Diagnosis and classification of diabetes mellitus. Diabetes Care 2011;34(Suppl1):S62-9.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Consenso brasileiro de tratamento e acompanhamento do diabete mellitus. Rio de Janeiro: Diagrafic; 2007.

Organização Mundial da Saúde. Cuidados inovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação. Brasília: Organização Mundial de Saúde; 2003. 105p.

International Council of Nurses. Servir a comunidade e garantir a qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos cuidados na doença crónica. Genebra: Ordem dos Enfermeiros; 2010. 102p.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Atualização brasileira sobre diabetes. Rio de Janeiro: Diagraphic; 2010.

Rodrigues FFL. Conhecimento e atitudes de usuários com diabetes mellitus em uma Unidade Básica Distrital de Saúde de Ribeirão Preto/SP. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. 64p. (Caderno de Atenção Básica, n. 16) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

International Diabetes Federation. Diabetes Atlas. 3 ed. Brussel: IDF; 2006.

Freire P. Educação e mudança. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1983. 79 p.

Souza AC, Colomé ICS, Costa LED, Oliveira DLLC. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Rev Gaúcha Enferm 2005;26(2):147-53.

Albuquerque PC, Stotz EN. Popular education in primary care: in search of comprehensive health care. Interface - Comunic Saúde Educ 2004;8(15):259-74.

Brasil. Ministério da Previdência e Assistência Social. Plano de ação integrada para o desenvolvimento da política nacional do idoso. Brasília: Ministério da Previdência e Assistência Social; 1997.

Funnell MM, Brown TL, Childs BP, Haas LB, Hosey GM, Jensen B, et al. National standards for diabetes self-management education. Diabetes Care 2008; 31(suppl.1):S97-104.

Torres HC, Hortale VA, Schall VT. Validação dos questionários de conhecimento (DKN-A) e atitude (ATT-19) de diabetes mellitus. Rev Saúde Publ 2005;39(6):906-11.

Oliveira KCS. Conhecimento e atitude de usuários com diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial em uma Unidade Básica de Saúde de Ribeirão Preto [tese]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2009.

Ferraz AEP, Zanetti ML, Brandão ECM, Romeu LC, Paccola GM, Paila FJA et al. Atendimento multiprofissional ao paciente com diabetes melittus no ambulatório de diabetes do HCFMRPO – USP. Medicina 2000;33(2):170-5.

Maia FFR, Araújo LR. Projeto “Diabetes Weekendâ€: proposta de educação em diabetes mellitus Tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab 2002;46(5):566-73.

Zanetti ML, Mendes IAC, Ribeiro KP. O desafio do controle domiciliar em crianças e adolescentes diabética tipo 1. Rev Latinoam Enferm 2001;9(4):32-6.

Cazarini RP, Zanetti ML, Ribeiro KP, Pace AE, Foss MC. Adesão a um grupo educativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus: porcentagem e causas. Medicina 2002;35(2):142-50.

Hashimoto IK. Níveis glicêmicos de diabéticos do tipo 2 cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde de Londrina/PR [monografia]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Saúde da Família; 2006.

Almeida HGG, Guariente MHDM, Haddad MCFL, Vargas VM, Freitas IRS, Takahashi ITM. Um olhar sobre vinte e dois anos de assistência multiprofissional ao diabético em hospital público de Londrina/PR. Diabetes Clínica 2007;11(4):363-72.

Downloads

Publicado

2016-08-05