Estudo do tempo gasto com exercí­cios ativos realizados por hemiparéticos crônicos submetidos a Fisioterapia em Grupo no formato de Circuito de Treinamento

Autores

  • Andressa Sampaio Pereira UNESP
  • Fabiana Araújo Silva UNESP
  • Mileide Cristina Stoco de Oliveira UNESP
  • Fabrí­cio Eduardo Rossi UNESP
  • Roselene Modolo Regueiro Lorençoni UNESP
  • Lúcia Barbatto Piva UNESP
  • Augusto Cesinando de Carvalho UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i1.2120

Resumo

Introdução: Hemiparéticos passam pouco tempo em atividades fí­sicas funcionais em sessões de fisioterapia convencionais. Há evidências que a Fisioterapia de Grupo em Circuito de Treinamento (FGCT) é capaz de melhorar a capacidade funcional e aumentar a quantidade de tempo gasto durante a terapia. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo gasto com exercí­cios ativos realizados por hemiparéticos crônicos submetidos a FGCT e correlacionar o tempo ativo com testes funcionais. Métodologia: Para verificar a normalidade dos dados, utilizou-se o teste Shapiro-Wilk; o teste t-student foi usado para amostras pareadas, para comparar o tempo ativo e inativo, considerando significante o valor de p < 0,05. O teste de Pearson foi para avaliar as correlações do Timed-Up-and-Go (TUG) e Escala de Equilí­brio de Berg (EEB) com o tempo ativo. Resultados: O valor médio obtido no TUG foi 19,43 ± 8,65 segundos e na EEB foi 43,83 ± 11,07 pontos. O Teste de Pearson mostrou correlação entre o EEB com as Atividades de Prática Ativas (APA) (r = 0,631, p ≤ 0,01) e entre TUG e APA (r = -0,495, p ≤ 0,01). Conclusão: Os resultados demonstraram que o tempo gasto com exercí­cios ativos durante uma sessão de FGCT foi maior que o tempo inativo, e houve correlação moderada entre os valores de APA com os testes EEB e TUG.

Palavras-chave: acidente vascular cerebral, paresia, terapia por exercí­cio, fisioterapia, exercí­cios em circuitos.

Biografia do Autor

Andressa Sampaio Pereira, UNESP

Residente em Fisioterapia Aplicada em Neurologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP)

Fabiana Araújo Silva, UNESP

Mestranda em Fisioterapia/FCT-UNESP, ***Docente do Departamento de Educação Fí­sica/FCT-UNESP, ****Docente do

Mileide Cristina Stoco de Oliveira, UNESP

Mestranda em Fisioterapia/FCT-UNESP, ***Docente do Departamento de Educação Fí­sica/FCT-UNESP, ****Docente do

Fabrí­cio Eduardo Rossi, UNESP

Docente do Departamento de Educação Fí­sica/FCT-UNESP

Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, UNESP

Docente do Departamento de Fisioterapia/FCT-UNESP

Lúcia Barbatto Piva, UNESP

Docente do Departamento de Fisioterapia/FCT-UNESP

Augusto Cesinando de Carvalho, UNESP

Docente do Departamento de Fisioterapia/FCT-UNESP

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Publicado

2018-03-17

Edição

Seção

Artigos originais