Comparação do estresse em estudantes do ensino médio que praticam Mat Pilates e atividades diversificadas no componente curricular de Educação Fí­sica

Autores

  • André Nether Pessin UFRGS
  • Patrí­cia Thurow Bartz
  • Adriane Vieira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i1.2187

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar os sintomas e fases do estresse de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre que praticaram Mat Pilates com os que praticaram Atividades Diversificadas no componente curricular de Educação Fí­sica. A amostra foi composta por 33 adolescentes, sendo 18 estudantes que praticaram Mat Pilates e 15 estudantes que praticaram Atividades Diversificadas, avaliados através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Os resultados apontam que ambos os grupos apresentaram uma diminuição significativa dos sintomas de estresse referentes í  fase de resistência, não havendo, entretanto, diferença significativa na análise intergrupo. Portanto, a prática de Mat Pilates não foi mais eficaz na diminuição do estresse do que a prática de Atividades Diversificadas.

Palavras-chave: exercí­cio, adolescente, intervenção na crise.

Biografia do Autor

André Nether Pessin, UFRGS

Discente do curso de especialização em Método Pilates pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Educador Fí­sico do Colégio Marista Rosário

Patrí­cia Thurow Bartz

M.Sc., Educadora Fí­sica

Adriane Vieira, UFRGS

D.Sc., Docente do curso de especialização em Método Pilates e orientadora do trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2018-03-17

Edição

Seção

Caderno Pilates