Repercussões do toque terapêutico na qualidade de vida de cuidadores formais de idosos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i2.2229Resumo
O objetivo deste estudo foi averiguar as repercussões do toque terapêutico na qualidade de vida de cuidadores formais de idosos, e caracterizar as condições sociodemográficas e o perfil de saúde desses cuidadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva do tipo experimental e abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em uma instituição de longa permanência para idosos no município de Vitória da Conquista/BA, sendo a amostra representada por 4 cuidadores de idosos. O instrumento da pesquisa foi constituído de dados sociodemográficos e uso do Whoqol-bref, utilizado antes e após o toque terapêutico. O toque terapêutico foi realizado na instituição de longa permanência, onde foram realizadas 6 sessões de massagem relaxante em cada cuidador, com utilização de creme ultradeslizante e música relaxante no momento do procedimento. Em relação às condições sociodemográficas das cuidadoras, foi analisado que há uma prevalência de mulheres e com escolaridade até o ensino médio. Na avaliação da qualidade de vida antes do toque terapêutico constatou-se que os domínios de menores médias foram os domínios psicológico e meio ambiente. Após o toque terapêutico, observou-se que as médias de todos os domínios da qualidade de vida foram mais elevadas. Observou-se que o toque terapêutico realizado através da massagem relaxante foi bastante eficaz na qualidade de vida das cuidadoras, onde todos os aspectos avaliados, sendo estes, físico, relações sociais, psicológico e meio ambiente tiveram uma melhora significativa.
Palavras-chave: longevidade, cuidadores, qualidade de vida.
Referências
Saraiva AM et al. Histórias de cuidados entre idosos institucionalizados: as práticas integrativas como possibilidades terapêuticas. Revista de Enfermagem da UFSM 2015;5(1):131-40.
Oliveira IMG, Cabral ML. Longevidade: cidadania, participação e direitos sociais. Psi Unisc 2017;1(1):18-31.
Araujo JS et al. Perfil dos cuidadores e as dificuldades enfrentadas no cuidado ao idoso, em Ananindeua, PA. Rev Bras Geriatr Gerontol 2013;16(1):149-58.
Tomomitsu V et al. Fatores associados à satisfação com a vida em idosos cuidadores e não cuidadores. Revista Ciência & Saúde Coletiva 2014;19(8).
Andrade KO, Andrade PO, Leite LF. Qualidade de Vida dos Trabalhadores da Ãrea de Saúde: revisão de literatura. Revista CientÃfica do ITPAC 2015;8(1):1-5, 2015.
Ramos AC, Frias A, Risso S. Resultados da intervenção toque terapêutico no recém-nascido: uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento 2016;2(1):503.
Vasques CI, Dos Santos, DS, Carvalho EC. Tendências da pesquisa envolvendo o uso do Toque Terapêutico como uma estratégia de enfermagem. Acta Paul Enferm 2011;24(5)
Matsudo SM, Matsudo VKR, Barros Neto TL. Efeitos benéficos da atividade fÃsica na aptidão fÃsica e saúde mental durante o processo de envelhecimento. Revista Brasileira de Atividade FÃsica e Saúde 2000;5(2)60-76.
Villar R, Lima M, Torres A, Farias M., Silva LY, Oliveira A. Perfil de cuidadores de idosos atendidos em Unidades de Saúde no municÃpio de João Pessoa-PB. Rev Pesqui Cuid Fundam 2015;7:200-11.
Hedler HC et al. Representação social do cuidado e do cuidador familiar do idoso. Revista Katálysis 2016;19(1).
Campos EC, Cruz S, Mattos ED. Perfil de cuidadores familiares de idosos no municÃpio de Jataizinho-PR. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde 2010;12(3):57-66.
Barbosa MFL, Lages MGG, Lopes MB, Carvalho APR, S. Souza AT, Gonçalves M. MSR. Qualidade de vida dos cuidadores de idosos fÃsicos dependentes: um estudo de enfermagem. Revista Portal de Divulgação 2015;6(46). .
Maciel AP, Luna PF, Almeida TTG, Carvalho EP. Qualidade de vida e estado nutricional de cuidadores de idosos dependentes. Kairós Gerontologia 2015;18(4):179-96.
Almeida KM, Fonseca BM, Gomes AA, Oliveira MX. Fatores que influenciam a qualidade de vida de cuidadores de paralisados cerebrais. Fisioter Mov 2017;26(2).
Filho DSLA, Cappellesso VP, Vicentini CB, Lucas FO, Soares PPD. Perfil dos cuidadores de idosos em decorrência do desempenho de sua atividade laboral. Revista Educação em Saúde 2016;4(2).
Reis LA et al. Qualidade de vida de cuidadores formais de idosos. Revista Baiana de Enfermagem 2015;29(2).
Mello ATC, Brito RS. Efetividade do toque terapêutico no alÃvio de sintomatologia do paciente. Saúde (Santa Maria) 2015;41(2):45-52.
Gondim SS, Almeida MAPT. Os efeitos da massagem terapêutica manual em pacientes com a sÃndrome da fibromialgia. Id on Line 2018;12(39):336-54.
Maciel C, Fontella AR, Amaral L, Giacomolli C. Massagem terapeutica. Salão do Conhecimento 2017;3(3).
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.