Repercussões do toque terapêutico na qualidade de vida de cuidadores formais de idosos

Autores

  • Shirlei Macllaine Barbosa Andrade Faculdade Independente do Nordeste
  • Luciana Araújo dos Reis UESB

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i2.2229

Resumo

O objetivo deste estudo foi averiguar as repercussões do toque terapêutico na qualidade de vida de cuidadores formais de idosos, e caracterizar as condições sociodemográficas e o perfil de saúde desses cuidadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva do tipo experimental e abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em uma instituição de longa permanência para idosos no municí­pio de Vitória da Conquista/BA, sendo a amostra representada por 4 cuidadores de idosos. O instrumento da pesquisa foi constituí­do de dados sociodemográficos e uso do Whoqol-bref, utilizado antes e após o toque terapêutico. O toque terapêutico foi realizado na instituição de longa permanência, onde foram realizadas 6 sessões de massagem relaxante em cada cuidador, com utilização de creme ultradeslizante e música relaxante no momento do procedimento. Em relação às condições sociodemográficas das cuidadoras, foi analisado que há uma prevalência de mulheres e com escolaridade até o ensino médio. Na avaliação da qualidade de vida antes do toque terapêutico constatou-se que os domí­nios de menores médias foram os domí­nios psicológico e meio ambiente. Após o toque terapêutico, observou-se que as médias de todos os domí­nios da qualidade de vida foram mais elevadas. Observou-se que o toque terapêutico realizado através da massagem relaxante foi bastante eficaz na qualidade de vida das cuidadoras, onde todos os aspectos avaliados, sendo estes, fí­sico, relações sociais, psicológico e meio ambiente tiveram uma melhora significativa.

Palavras-chave: longevidade, cuidadores, qualidade de vida.

Biografia do Autor

Shirlei Macllaine Barbosa Andrade, Faculdade Independente do Nordeste

Graduanda em Estética pela Faculdade Independente do Nordeste

Luciana Araújo dos Reis, UESB

Doutora em Ciências da Saúde/UFRN, docente titular da Faculdade Independente do Nordeste e da Universidade Estadual   do Sudoeste da Bahia.

Referências

Saraiva AM et al. Histórias de cuidados entre idosos institucionalizados: as práticas integrativas como possibilidades terapêuticas. Revista de Enfermagem da UFSM 2015;5(1):131-40.

Oliveira IMG, Cabral ML. Longevidade: cidadania, participação e direitos sociais. Psi Unisc 2017;1(1):18-31.

Araujo JS et al. Perfil dos cuidadores e as dificuldades enfrentadas no cuidado ao idoso, em Ananindeua, PA. Rev Bras Geriatr Gerontol 2013;16(1):149-58.

Tomomitsu V et al. Fatores associados à satisfação com a vida em idosos cuidadores e não cuidadores. Revista Ciência & Saúde Coletiva 2014;19(8).

Andrade KO, Andrade PO, Leite LF. Qualidade de Vida dos Trabalhadores da Ãrea de Saúde: revisão de literatura. Revista Científica do ITPAC 2015;8(1):1-5, 2015.

Ramos AC, Frias A, Risso S. Resultados da intervenção toque terapêutico no recém-nascido: uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento 2016;2(1):503.

Vasques CI, Dos Santos, DS, Carvalho EC. Tendências da pesquisa envolvendo o uso do Toque Terapêutico como uma estratégia de enfermagem. Acta Paul Enferm 2011;24(5)

Matsudo SM, Matsudo VKR, Barros Neto TL. Efeitos benéficos da atividade física na aptidão física e saúde mental durante o processo de envelhecimento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde 2000;5(2)60-76.

Villar R, Lima M, Torres A, Farias M., Silva LY, Oliveira A. Perfil de cuidadores de idosos atendidos em Unidades de Saúde no município de João Pessoa-PB. Rev Pesqui Cuid Fundam 2015;7:200-11.

Hedler HC et al. Representação social do cuidado e do cuidador familiar do idoso. Revista Katálysis 2016;19(1).

Campos EC, Cruz S, Mattos ED. Perfil de cuidadores familiares de idosos no município de Jataizinho-PR. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde 2010;12(3):57-66.

Barbosa MFL, Lages MGG, Lopes MB, Carvalho APR, S. Souza AT, Gonçalves M. MSR. Qualidade de vida dos cuidadores de idosos físicos dependentes: um estudo de enfermagem. Revista Portal de Divulgação 2015;6(46). .

Maciel AP, Luna PF, Almeida TTG, Carvalho EP. Qualidade de vida e estado nutricional de cuidadores de idosos dependentes. Kairós Gerontologia 2015;18(4):179-96.

Almeida KM, Fonseca BM, Gomes AA, Oliveira MX. Fatores que influenciam a qualidade de vida de cuidadores de paralisados cerebrais. Fisioter Mov 2017;26(2).

Filho DSLA, Cappellesso VP, Vicentini CB, Lucas FO, Soares PPD. Perfil dos cuidadores de idosos em decorrência do desempenho de sua atividade laboral. Revista Educação em Saúde 2016;4(2).

Reis LA et al. Qualidade de vida de cuidadores formais de idosos. Revista Baiana de Enfermagem 2015;29(2).

Mello ATC, Brito RS. Efetividade do toque terapêutico no alívio de sintomatologia do paciente. Saúde (Santa Maria) 2015;41(2):45-52.

Gondim SS, Almeida MAPT. Os efeitos da massagem terapêutica manual em pacientes com a síndrome da fibromialgia. Id on Line 2018;12(39):336-54.

Maciel C, Fontella AR, Amaral L, Giacomolli C. Massagem terapeutica. Salão do Conhecimento 2017;3(3).

Downloads

Publicado

2018-05-11

Edição

Seção

Caderno Dermato-funcional e Estética