Fisioterapia dermatofuncional para glúteos com fibroedema gelóide: a importância da fonoforese

Autores

  • Herdeny Di Carly de Almeida Rocha Unichristus
  • Glaudiane Silva Paiva Unichristus
  • Caroline Almeida Breidenbach Unichristus
  • Leandro Medeiros de Lima Unichristus
  • Thaynara Campos de Sousa Unichristus
  • Renata Bessa Pontes Unichristus http://orcid.org/0000-0002-3647-3892

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2251

Resumo

Introdução: Dentre os recursos da Fisioterapia Dermatofuncional para o tratamento do fibroedema gelóide (FEG) pode-se utilizar a endermologia e o ultrassom. Objetivo: Demonstrar a importância do uso da fonoforese como recurso fisioterápico dermatofuncional para tratamento do FEG. Métodos: Foi realizada uma pesquisa quantitativa e intervencionista em 16 mulheres, sendo do lado esquerdo utilizado fonoforese (com princí­pios ativos) e endermologia e do lado direito ultrassom com gel comum e endermologia por dez atendimentos no perí­odo de julho a dezembro de 2017. Resultados: Quanto ao perí­odo de surgimento do FEG 25% das pacientes relataram que surgiu devido ao ganho de peso; quanto í  utilização de métodos contraceptivos 81,25% faziam uso; quanto aos hábitos alimentí­cios 56,25% possuí­am uma alimentação gordurosa diária; quanto í  prática de atividade 81,25% eram sedentárias e com relação í  forma clí­nica do FEG 50% apresentavam a forma flácida. Para o aspecto da pele observou-se a positividade dos resultados maior do lado esquerdo do que do direito. Conclusão: Foi demonstrada uma melhora da aparência geral da pele com redução das irregularidades bem como uma melhora do contorno da região glútea de todas as pacientes que concluí­ram o tratamento com maiores respostas do lado esquerdo no qual foi realizado a fonoforese.

Palavras-chave: fisioterapia, fonoforese, ultrassom.

Biografia do Autor

Herdeny Di Carly de Almeida Rocha, Unichristus

Fisioterapeuta graduada no Centro Universitário Christus (Unichristus)

Glaudiane Silva Paiva, Unichristus

Discente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza/CE

Caroline Almeida Breidenbach, Unichristus

Discente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza/CE

Leandro Medeiros de Lima, Unichristus

Discente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza/CE

Thaynara Campos de Sousa, Unichristus

Discente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza/CE

Renata Bessa Pontes, Unichristus

Docente do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza/CE

Referências

Guirro E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias. 3 ed. São Paulo: Manole; 2004.

Borges FS. Dermato-Funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.

Kede MPV, Sabatovich O. Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu; 2015.

Cardoso E. Ultrassom e sua aplicação na estética. Rev Person 2007;47:54-6.

Carvalho CRF. Cosmetologia. In: Borges FS. Dermato-Funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2010.

Robertson V, Ward A, Low J, Reed A. Eletroterapia explicada: princípios e práticas. 4 ed. São Paulo: Manole; 2009.

Ferreira LL, Fernandes C, Cavenaghic S. Fisioterapia no fibroedema geloide: análise de periódicos nacionais. Revista de Atenção à Saúde 2014: l12:42.

Zimmermann L. Celulite. Vida Estética. 2004; 112:48-55.

Ribeiro JE et al. O uso de compostos fitoterápicos como uma opção para o tratamento da celulite. Caderno Brasileiro de Medicina 2001;14.

Campos MSP. Apostila do curso de fisioterapia estética corporal. 2000; 4:25-27.

Weimann L. Análise da eficácia do ultra-som terapêutico na redução do fibro edema gelóide. Cascavel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2004.

Cavalcante NCS. O uso do US de 3MHz, associado a massagem clássica no tratamento do fibro edema gelóide grau III. Faculdade Christus. Fortaleza: 2006.

Corrêa MB. Efeitos obtidos com a aplicação do ultra-som associado à fonoforese no tratamento do fibro edema gelóide. Tubarão. Universidade do Sul de Santa Catarina; 2005.

Dalsasso JC. Fibro edema gelóide: um estudo comparativo dos efeitos terapêuticos, utilizando ultra-som e endermologia, em mulheres não praticantes de exercício físico. Tubarão, universidade do Sul de santa Catarina; 2007.

Togni AB. Avaliação dos efeitos do ultra-som associado à fonoforese e endermologia no tratamento do fibro edema gelóide. Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão. 2006.

Miguel LI. Aspectos clínicos e terapêuticas propostas para o tratamento e prevenção as LDG - lipodistrofia ginóide: “celuliteâ€. Reabilitar 2002;4:5.

Meyer PF et al. Correlação entre fibroedema gelóide e a dosagem de estradiol. Catussaba revista cientifica da escola da saúde. Universidade Potiguar, Natal/RN. 2013;2:1.

Faria M, Rosa AN, Lima FV. Tratamento do fibro edema geloide no glúteo com a utilização da radiofrequência e endermoterapia. Repositório Institucional RIUNI. 2017.

Silva AS, Alves JB, Peralta J, Bertotto A. Ação da centella asiática no fibro edema gelóide – revisão bibliográfica. XII Semana Científica Unilasalle – Sefic. Canoas/RS; 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-25

Edição

Seção

Caderno Dermato-funcional e Estética