Treino de equilíbrio em pessoas com doença de Parkinson com uso de realidade virtual
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i3.2269Resumo
Introdução: A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva causada pela degeneração de células situadas na região do mesencefálo, conhecida como substância negra. Objetivo: Analisar o desempenho no equilíbrio de indivíduos com Doença de Parkinson após uma sessão de realidade virtual. Material e métodos: Os indivíduos foram avaliados inicialmente pela Escala de Equilíbrio de Berg, Timed Up and Go, Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS) e Escala de Avaliação Modificada da Doença de Parkinson Hoenh Yahr. Depois, em outros três encontros, o equilíbrio dos voluntários foi avaliado pela posturografia antes e após 25 minutos de intervenção com realidade virtual, por meio de três jogos, em cada encontro foi utilizado um jogo diferente. A amostra foi considerada não normal. As análises estatísticas foram realizadas através do teste de Wilcoxon para analisar os dados antes e após a intervenção e o teste de Friedman para verificar se algum jogo foi melhor que outro. Resultados: Observou-se significância estatística na condição com olhos fechados e pés juntos na variável amplitude médio-lateral (p = 0,043). Conclusão: Ocorreu uma discreta melhora no equilíbrio em indivíduos com Doença de Parkinson após a realização da realidade virtual.
Palavras-chave: Doença de Parkinson, equilíbrio postural, terapia de exposição í realidade virtual.
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