Avaliação das tarefas de equilí­brio do teste KTK associado a fatores antropométricos em escolares de 8 anos de idade

Autores

  • Ana Paula Aguiar UDESC
  • Monalisa da Silva Reis UDESC
  • Tailine Lisboa UDESC
  • Renata Capistrano UDESC
  • Juliano Maestri Alexandre UDESC
  • Thais Silva Beltrame UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i2.2303

Resumo

Introdução: O equilí­brio corporal é fundamental no processo de desenvolvimento da criança, pois é a base para todos os movimentos corporais. No entanto, sofre influência de vários fatores antropométricos importantes para sua manutenção. Objetivo: Avaliar as tarefas de equilí­brio do teste Korperkoordinationstest fur Kinder (KTK) associado a fatores antropométricos em escolares de 8 anos de idade. Métodos: Participaram do estudo 284 escolares de ambos os sexos, matriculados em escolas públicas do Municí­pio de São José/SC. Para a avaliação do equilí­brio, foi utilizada bateria KTK. E para os fatores antropométricos, calculou-se o IMC e verificou-se o tipo de pé por meio do pedí­grafo marca (PODO Tech). Resultados: Observou-se que escolares do sexo masculino apresentaram 72% de chances de terem dificuldade na tarefa de equilí­brio, assim como escolares com excesso de peso 94%. Na tarefa salto monopedais foi encontrada associação apenas com IMC. Conclusão: Crianças com pés planos, com sobrepeso e do sexo masculino possuem mais chances de insuficiência/perturbação de coordenação na tarefa da trave de equilí­brio.

Palavras-chave: equilí­brio postural, criança, pé, í­ndice de massa corporal.

Biografia do Autor

Ana Paula Aguiar, UDESC

Graduanda em Educação Fí­sica, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Monalisa da Silva Reis, UDESC

M.Sc.

Tailine Lisboa, UDESC

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, UDESC

Renata Capistrano, UDESC

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, UDESC

Juliano Maestri Alexandre, UDESC

Doutorando em Ciências do Movimento Humano UDESC

Thais Silva Beltrame, UDESC

Docente na UDESC

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Publicado

2018-05-11

Edição

Seção

Artigos originais