Intervenção cognitivo-motora no ambiente hospitalar: impacto no desenvolvimento motor e cognitivo de infantes com fibrose cí­stica

Autores

  • Gabriela Machado Padilha Mattiello HCPA
  • Carolina Panceri UFRGS
  • Keila Ruttnig Guidony Pereira UFRGS
  • Nadia Cristina Valentini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i3.2427

Resumo

Introdução: Em perí­odos de internação, as experiências vividas pelas crianças podem se mostrar desfavoráveis ao desenvolvimento. Programas interventivos compensatórios podem minimizar esses riscos. Objetivo: Analisar o impacto de uma intervenção cognitivo-motora no desenvolvimento cognitivo e motor de bebês hospitalizados com diagnóstico de fibrose cí­stica. Material e métodos: Participaram do grupo interventivo (GI) seis bebês com diagnóstico de fibrose cí­stica internados em unidade pediátrica de um hospital universitário. O grupo controle foi composto por bebês saudáveis pareados com o GI por idade gestacional, idade, sexo e renda familiar. Os dois grupos foram avaliados com a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) no pré- e pós-intervenção; e, a Bayley Scales of Infant Development (BSID-III) foi utilizada para avaliar os bebês do GI. Resultados: O GI apresentou escores motores inferiores ao GC no pré-intervenção e desenvolvimento semelhante no pós-intervenção. Mudanças positivas e significantes foram observadas para o GI no desenvolvimento motor amplo (AIMS: p = 0,026; BSID-III: p = 0,042) e fino (BSID-III: p = 0,043), bem como no percentil de desenvolvimento motor (AIMS: p = 0,043). Conclusão: O impacto da intervenção no ambiente hospitalar foi positivo para o desenvolvimento motor e cognitivo dos bebês com fibrose cí­stica, potencializando e prevenindo descontinuidade no desenvolvimento motor e cognitivo.

Palavras-chave: desenvolvimento infantil, fibrose cí­stica, destreza motora, cognição.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Padilha Mattiello, HCPA

Educadora Fí­sica, Especialista em Saúde da Criança pela de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HCPA

Carolina Panceri, UFRGS

Educadora Fí­sica, Doutoranda em Ciências do Movimento Humano/UFRGS, Profissional do SEFTO/HCPA

Keila Ruttnig Guidony Pereira, UFRGS

Educadora Fí­sica, Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, UFRGS

Nadia Cristina Valentini, UFRGS

D.Sc., Educadora Fí­sica, Professora da escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e dança e do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS

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Publicado

2018-07-13

Edição

Seção

Artigos originais