Tratamento do fibro edema gelóide utilizando o ultrassom terapêutico associado a lecitina de soja e ginkgo biloba
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i3.2434Resumo
O fibro edema gelóide atinge a dermo-hipodérmica, alterando microcirculação e adipócitos. Consiste em uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo, seguida de polimerização da substância fundamental que, infiltrando-se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva. Além de ser desagradável esteticamente, é uma das principais queixas de pacientes na fisioterapia dermato-funcional. O objetivo do estudo foi analisar a ação do gel de Ginkgo Biloba e lecitina de soja associado ao ultrassom terapêutico no tratamento do fibro edema gelóide. Esta pesquisa envolveu 8 mulheres com idade entre 20 e 30 anos, sedentárias, sem dietas, não fumantes, não usuárias de contraceptivo, de corticóides e com FEG grau II na região glútea. O ultrassom terapêutico utilizado obedecia aos seguintes parâmetros: 3 MHz, no modo de emissão contínuo e área efetiva de radiação de 3,5 cm², intensidade 1,4 w/cm2, sendo aplicado por 10 minutos em cada área pré-marcada. Foram realizados 30 atendimentos, 3 vezes por semana nas dependências de uma faculdade de Teresina/PI. Para análise dos dados foram utilizados: a termografia, análise bioquímica dos exames de sangue, o protocolo de avaliação do fibro edema gelóide (PAFEG), fotos e questionário de satisfação das voluntárias. Os resultados confirmaram o benefício da associação do ultrassom terapêutico ao gel de Ginkgo Biloba e Lecitina de Soja no tratamento do fibro edema gelóide.
Palavras-chave: Fisioterapia, fibro edema gelóide, ultra-som, gingko biloba.
Referências
Guirro E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional. 3ª.ed. São Paulo: Manole; 2002.
Borges FS. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 1ª ed. São Paulo: Phort; 2006.
Agne JE. Eu sei eletroterapia. Santa Maria: Pallotti; 2009.
Weimann L. Análise da eficácia do ultra-som terapêutico na redução do fibro edema gelóide. [Monografia] Cascavel: Curso de Fisioterapia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2004
Agne JE. Eletroterapia teoria e pratica. 1ª ed. Rio Grande do Sul: Orium; 2004.
Starkey C. Recursos terapêuticos em fisioterapia. 2ª ed. Barueri/SP: Manole; 2001.
Van BAT, Montoro P. Chemical analysis and quality control of Ginkgo biloba leaves, extracts, and phytopharmaceuticals. J Chromatogr A 2009;1216:2002-32.
Yao P et al. Ginkgo biloba extract prevents ethanol induced dyslipidemia. Am J Chin Med 2007;35(4):643- 52.
Lim H et al. Effects of anti-inflammatory biflavonoid, ginkgetin, on chronic skin inflammation. Biol Pharm Bull 2006;29(5):1046-9.
Penci MC et al. Free-fatty acid profile obtained by enzymatic solvent-free hydrolysis of sunflower and soybean lecithins. Food Chem 2009. doi:10.1016/j.foodchem.2009.10.025
Spilburg AC et al. Fat-free foods supplemented with soy stanol-lecithin powder reduce cholesterol absorption and LDL cholesterol. J Am Diet Assoc 2003;52003(103).
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.