Estudo comparativo do crescimento e desenvolvimento motor de crianças com faixa etária entre 18 a 42 meses de escolas privadas versus públicas

Autores

  • Manuela Carla de Souza Lima Daltro FIP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2593

Resumo

O desenvolvimento e o crescimento infantil são influenciados por fatores ambientais, dinâmica fa­miliar e estrutura socioeconômica. O objetivo deste trabalho foi comparar o crescimento e desenvolvimento motor de crianças com faixa etária de 18 a 42 meses de escolas públicas versus privadas. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, com abordagem quantitativa, através de um questionário semi-estruturado que continham questões como: escolaridade, estado civil, renda familiar do responsável e informações da criança como: peso e altura atual da criança e dados do seu desenvolvimento, a análise dos dados foi através do programa estatí­stico SPSS. O peso e altura atuais a média foi de 15,88kg e 0,95 (dp=3,94/0,15) nas escolas públicas e 17,41kg e 1,09m (dp= 2,75/0,14) nas escolas privadas, observando que a maior parte das crianças estão acima do peso, independentemente da classe econômica e em relação a altura 62,5% das escolas privadas estão acima da altura. Quanto ao desenvolvimento motor existiu diferença significativa no que se refere o controle cefálico e engatinhar, onde as crianças de escolas privadas adquiriram esses marcos motores mais cedo. Ao final do estudo, percebeu-se que o fator socioeconômico tornou-se estatisticamente significativo quando comparada as crianças das escolas públicas com as de escola privada.

Palavras-chave: crescimento infantil, desenvolvimento motor, escolas públicas, escolas privadas, fator socioeconômico.

Biografia do Autor

Manuela Carla de Souza Lima Daltro, FIP

Estudantes do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos – FIP, Patos, Paraí­ba

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Publicado

2018-11-06