Estudo comparativo das oportunidades para o desenvolvimento motor em ambientes domésticos de crianças em escolas públicas versus escolas privadas

Autores

  • Manuela Carla de Souza Lima Daltro FIP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2594

Resumo

O desenvolvimento neuropsicomotor da criança é um aspecto importante do desenvolvimento infantil e crianças de baixo ní­vel socioeconômico. Esse trabalho teve como objetivo comparar as oportunidades do desenvolvimento motor em crianças de escolas públicas versus escolas privadas. Foi uma pesquisa do tipo aplicada, com abordagem quantitativa, através do questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – AHEMD – 18-42 meses. Nos resultados foi utilizado o programa estatí­stico SPSS para análise descritiva da distribuição das subescalas, escolaridade, estado civil, renda, sexo, idade gestacional e peso ao nascer. Observou-se que em relação í  escolaridade 34,4% dos responsáveis das escolas públicas e 62,05% das escolas privadas tinham ensino médio (p=0,00); no quesito estado civil 34,4% nas escolas públicas e 68,8% nas escolas privadas eram casados (p=0,02) com diferença de média de renda mensal de R$1127,50 na escola pública e R$2884,38 nas escolas privadas. Quanto í  subescalas AHEMD – 18-42 meses, todas apresentaram diferença significativa em que as maiores médias foram encontradas nos domicí­lios das crianças de escolas privadas. Ao fim do mesmo, conclui-se que as crianças de escola privada recebiam mais oportunidades para o desenvolvimento motor em ambientes domésticos do que crianças de escolas públicas.

Palavras-chave: desenvolvimento neuropsicomotor, criança, oportunidades, desenvolvimento infantil, desenvolvimento motor.

 

Biografia do Autor

Manuela Carla de Souza Lima Daltro, FIP

Estudante do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos – FIP, Patos/PB

Referências

Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª Ed. São Paulo: Phorte; 2005.

Rosa NF, Poeta LS, Coquerel PRS, Silva JC. Avaliação motora em escolares com problemas na aprendizagem escolar- programa de Psicomotricidade. Temas Desenvolv 2004;13(74):19-24.

Beresford H, Rocha MCQ, Nogueira AB. Avaliação das relações cognitivas e motoras na aquisição instrucional das habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita. Ensaio. Aval Pol Públ Educ (Rio de Janeiro) 2002;10(37):493-502.

Almeida CS. Intervenção motora: efeitos no comportamento do bebê no terceiro trimestre de vida em creches de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2004.

Saccani R, Brizola E, Giordani AP, Simone B, Thaís LR, Almeida CS. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de um bairro da periferia de Porto Alegre. Scientia Medica (Porto Alegre) 2007;17(3):130-7.

Tecklin JS. Fisioterapia pediátrica. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2002. 479.

Silva PL, Santos DCC, Gonçalves VMG. Influência de práticas maternas no desenvolvimento motor de lactentes do 6º ao 12º meses de vida. Rev Bras Fisioter 2006;10(2):225-31.

Moreno MCE, Cubero R. Relações sociais nos anos pré-escolares: família, escola, colegas. In: Coll C, Palácios J, Marchesi A. (org). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. p.190-202.

Cho J, Holditch-Davis D, Belyea M. Gender, ethnicity, and the interactions of prematurely born children and their mothers. J Pediatr Nurs 2004;19(3):163-75.

Tolson TFJ, Wilson MN. The impact of two and three-generation black family structure on perceived family climate. Child Development. 1990; 61:416-28.

Rutter M, Sroufe LA. Developmental psychopathology: concepts and challenges. Dev Psychopathol 2000; 12(3):265-96.

Eickmann SH, De Lira PIC, Lima MC. Desenvolvimento mental e motor aos 24 meses de crianças nascidas a termo com baixo peso. Arq Neuropsiquiatr 2002;60(3-B):748-54.

Romani SAM, Lira PIC. Fatores determinantes do crescimento infantil. Rev Bras Saúde Matern Infant (online) 2004;4(1):15-23.

Schoeps DO. Crescimento e estado nutricional de pré-escolares de creches filantrópicas de Santo André: transição epidemiológica nutricional no município. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2004.

Silva AAM, Barbieri MA, Bettiol H, Bó CRD, Mucillo G, Gomes UA. Saúde perinatal: baixo peso e classe social. Rev Saúde Pública 1991;25(2):87-95.

Defilipo É, Frônio JS, Teixeira MTB, Leite ICG, Bastos RR, Vieira MT, et al. Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Rev Saúde Pública 2012;46(4):633-41.

Andrade AS, Santos DN, Bastos AC, Pedromônico MRM, Almeida Filho N, Barreto ML. Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Rev Saúde Pública 2005;39(4):606-11.

Nobre F, Costa C, Oliveira D, Cabral D, Nobre G, Caçola P. Análise das oportunidades para o desenvolvimento motor (affordances) em ambientes domésticos no Ceará- Brasil. Rev Bras Cresc Desenv Hum (São Paulo). 2009;19(1):9-18.

Muller AB. Efeitos da intervenção motora em diferentes contextos no desenvolvimento da criança com atraso motor. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008.

Kishimoto TM (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez; 1996.

Iltus S. Significance of home environments as proxy indicators for early childhood care and education. United Nations Educational (UNESCO) Educational, Scientific and Cultural Organization. Background paper prepared for the Education for All Global Monitoring Report 2007. Strong foundations: early childhood care and education; 2006. Available from: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001474/147465e.pdf

Downloads

Publicado

2018-11-06