Avaliação das funções cognitivas e mentais de crianças com distúrbios neuromotores: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2597Resumo
Introdução: O rastreio em relação ao desenvolvimento cognitivo infantil tem incentivado várias pesquisas que avaliam o nível intelectual infantil em diferentes idades, visto que a cognição representa variável determinante na estruturação e desempenho do desenvolvimento global da criança e podem proporcionar indicativos acerca do seu desempenho futuro. Através dos resultados obtidos no Mini Exame do Estado Mental (MEEM) foi possível rastrear até mesmo déficits escolares e de aprendizagem além das alterações cognitivas. Objetivos: Avaliar se há presença de disfunção cognitiva e mental em crianças com distúrbios neuromotores. Método: Trata-se de um estudo observacional aplicado, transversal, com abordagem quantitativa. A população foi constituída por 31 crianças do setor de fisioterapia pediátrica de uma clínica escola do sertão da Paraíba, sendo a amostra por conveniência 16 crianças com faixa etária de 3 a 14 anos. Para coleta de dados foi utilizado o MEEM que é composto por 11 itens e conta com uma pontuação total de 0 a 30 pontos. Resultados preliminares: Foram obtidos resultados preliminares da pesquisa, onde o MEEM foi aplicado até o momento em 7 crianças, dentre elas 4 apresentaram resultados excelentes, 1 regular e 2 insuficientes, de acordo com os pontos de corte e escolaridade de cada uma.
Palavras-chave: avaliação, cognição, distúrbios neuromotores.
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