Avaliação das habilidades funcionais e independência de crianças com distúrbios neuromotores: estudo preliminar

Autores

  • Edna Karla Ferreira Laurentino FIP
  • Renan Alves da Silva Júnior FIP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2601

Resumo

O desenvolvimento motor atí­pico acomete a criança na aquisição e refinamento de habilidades motoras e cognitivas, podendo leva-las a necessidade de uma maior atenção e conduta especifica. Objetivos: Avaliar as habilidades funcionais e independências de crianças com distúrbios neuromotores. Métodos: Trata-se de um estudo aplicado, transversal e descritivo, realizado com pacientes do setor de pediatria de uma Clí­nica Escola, dentre eles foram avaliadas 9 crianças. Foi utilizado o instrumento WeeFIM, atribuí­dos os escores de acordo com os dados obtidos com os cuidadores, associada a observação durante a avaliação do paciente realizando tarefas designadas. Resultados: Há variantes e heterogeneidade de funcionalidade entre as crianças com distúrbios neuromotores, com diferentes ní­veis de comprometimento da função nos domí­nios da WeeFIM. Foi observado que existe ligação entre a variedade de escores e as idades das crianças, as diferentes patologias envolvidas e seus ní­veis, além do uso de dispositivos auxiliares ou não. Ainda foi verificado que habilidades motoras e cada domí­nio da escala estão ligados diretamente, influenciando no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Conclusão: Com tais informações, é possí­vel reconhecer as necessidades neuromusculares de cada indiví­duo e traçar o plano terapêutico mais eficiente para a criança.

Palavras-chave: avaliação, habilidades motoras, crianças, distúrbios neuromotores.

 

Biografia do Autor

Edna Karla Ferreira Laurentino, FIP

Discente do Curso de Fisioterapia nas Faculdades Integradas de Patos/PB

Renan Alves da Silva Júnior, FIP

Mestre e Professor do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos – FIP, Patos/PB

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Publicado

2018-11-06