Avaliação das habilidades funcionais e independência de crianças com distúrbios neuromotores: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2601Resumo
O desenvolvimento motor atípico acomete a criança na aquisição e refinamento de habilidades motoras e cognitivas, podendo leva-las a necessidade de uma maior atenção e conduta especifica. Objetivos: Avaliar as habilidades funcionais e independências de crianças com distúrbios neuromotores. Métodos: Trata-se de um estudo aplicado, transversal e descritivo, realizado com pacientes do setor de pediatria de uma Clínica Escola, dentre eles foram avaliadas 9 crianças. Foi utilizado o instrumento WeeFIM, atribuídos os escores de acordo com os dados obtidos com os cuidadores, associada a observação durante a avaliação do paciente realizando tarefas designadas. Resultados: Há variantes e heterogeneidade de funcionalidade entre as crianças com distúrbios neuromotores, com diferentes níveis de comprometimento da função nos domínios da WeeFIM. Foi observado que existe ligação entre a variedade de escores e as idades das crianças, as diferentes patologias envolvidas e seus níveis, além do uso de dispositivos auxiliares ou não. Ainda foi verificado que habilidades motoras e cada domínio da escala estão ligados diretamente, influenciando no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Conclusão: Com tais informações, é possível reconhecer as necessidades neuromusculares de cada indivíduo e traçar o plano terapêutico mais eficiente para a criança.
Palavras-chave: avaliação, habilidades motoras, crianças, distúrbios neuromotores.
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