Intervenção fisioterapêutica no transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2631Resumo
Transtorno do Espectro Autista abrange alterações severas e precoces nas áreas de socialização, comunicação e cognição, como também poderão ocorrer prejuízos no que diz respeito ao planejamento e sequenciamento motor. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da intervenção fisioterapêutica em um infante com TEA. Trata-se de um relato de caso, composto por uma criança escolhida de forma intencional. Para a coleta de dados foram utilizados: uma entrevista com o responsável, a escala Medida da Função Motora (MFM), o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – AHEMD – 18-42 meses e o Perfil Sensorial Abreviado, antes e após 20 atendimentos. Sendo possível observar que o nível de oportunidades para o desenvolvimento motor no ambiente foi considerado fraco, o nível de desenvolvimento motor antes da terapia teve escore de 22 e após a terapia escore de 33, quanto ao perfil sensorial da criança o escore total ao final teve aumento após o tratamento, principalmente nos processamentos auditivo, visual, tátil, oral e respostas emocionais. Portanto ao fim do estudo foi possível observar que o tratamento fisioterapêutico em conjunto com as terapias de fonoaudiologia e terapia ocupacional contribuíram para evolução do índice de desenvolvimento motor e sensorial da criança.
Palavras-chave: TEA, intervenção, fisioterapia.
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