Efeitos da realidade virtual e da suit terapia no desempenho motor de crianças atáxicas
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2633Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da realidade virtual e da suit terapia no desempenho motor de crianças atáxicas. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, onde foram avaliadas 2 crianças, com idade entre 09 e 13 anos de ambos os gêneros, portadoras de Ataxia Cerebelar. O instrumento aplicado foi o protocolo de avaliação baseados nos escores apresentado pelo jogo vazamento, utilizado no aparelho XBOX 360, durante os três momentos de avaliação, AVI, AVII e AVIII. Os dados foram analizados e tabulados através de escores a partir do programa editor de planilhas Microsoft Excel. No sujeito 1 houve aumento dos escores de até 54 pontos com o uso do suit (PediaSuit), e no sujeito 2 houve um aumento em até 55 pontos. Os resultados foram também tabulados em pares através do SPSS®, mostrando a relação entre as avaliações 1 e 3, e observou-se que em relação a média das séries 1 a 5 houve aumento do escores, associado ao desvio padrão em todos as séries do jogo. Observamos que a junção da game terapia e da suit terapia (PediaSuit) proporcionou melhor desempenho motor de crianças atáxicas na realização do jogo vazamento, maximizando a realização da tarefa com uso do macacão ortopédico.
Palavras-chave: desenvolvimento motor, atáxia, realidade virtual, Suit Terapia.
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