Comparação da endermologia e da radiofrequência nas disfunções do fibroedema gelóide

Autores

  • Rúbia Karine Diniz Dutra FIP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i5.2636

Resumo

O Fibroedema Gelóide (FEG) é uma disfunção metabólica, de causa multifatorial, localizada no tecido subcutâneo e da derme. A fisioterapia dermato funcional utiliza a Endermologia e a Radiofrequência (RF) para o tratamento dessa disfunção estética. O objetivo deste trabalho foi comparar os resultados da utilização da Endermologia e da RF nas disfunções do FEG. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, descritiva exploratória e estudo de caso. A amostra foi constituí­da por uma mulher, portadora do FEG na região glútea e parte posterior da coxa bilateralmente. O tratamento foi realizado 3 vezes por semana, em dias alternados, com duração de 38 minutos em 12 sessões, sendo que no lado direito do glúteo e da coxa posterior foi usado a endermologia, e no lado esquerdo foi aplicado a RF. Após 6 sessões foram tiradas as fotos. Após 12 sessões de tratamento, a paciente respondeu o questionário de satisfação quanto ao tratamento e, posteriormente, foram capturadas novamente as imagens dos glúteos e coxa posterior, obtendo resultados aceitáveis com relação ao aspecto do FEG. Conclui-se que a aplicação tanto da endermologia como da RF apresentou resultados semelhantes, obtendo-se considerável efeito na melhora do aspecto do FEG e satisfação da paciente.

Palavras-chave: fisioterapia dermato funcional, fibro edema gelóide, celulite, endermologia, radiofrequência.

Biografia do Autor

Rúbia Karine Diniz Dutra, FIP

Docente do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos- FIP  

Referências

Pujol AP. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio; 2011.p.91-216.

Silva RMV et al. Avaliação dos efeitos da radiofrequência no tecido conjuntivo. RBM 2011;68.

Meyer PF et al. Desenvolvimento e aplicação de um protocolo de avaliação fisioterapêutica em pacientes com fibro edema geloide. Fisioter Mov 2005;18(1):75-83.

Bacelar VCF, Vieira MES. Importância da vacuoterapia no tratamento do fibroedema gelóide. Rev Bras Fisioter 2006;7(6):440-3.

Menezes RC, Silva SG, Ribeiro ER. Ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide. Revista Inspirar 2009;1:10-4.

Barros MH. Fisioterapia: drenagem linfática manual. São Paulo: Robe; 200l.

Guirro ECO, Guirro RRJ. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias. São Paulo: Manole; 2002.p.437-47.

Conti BZ, Pereira TD. Ultra-som terapêutico na redução da lipodistrofia ginóide. Fisio&terapia 2003;7(37):11-4.

Medeiros LB. Abordagem clínica e terapêutica da lipodistrofia ginóide In: Kede MPV, Sabatovich O. Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu; 2003.

Borges FS. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.

Assumpção AC et al. Eletrolipólise (Eletrolipoforese) In: Borges FS, ed. Fisioterapia Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006. p.216-7.

Milani GB, Amado JSM, Farah EA. Fundamentos da fisioterapia dermato-funcional: revisão de literatura. Fisioter Pesqui 2006;13(1):37-43.

Togni AB. Avaliação dos efeitos do utra-som associado à fonoforese e endermologia no tratamento do fibro edema gelóide. [Monografia]. Tubarão SC: Curso de Fisioterapia, Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL; 2006.

Moreira CM. Utilização de conversores eletrônicos que alimentam LEDs de alto brilho na aplicação em tecido humano e sua interação terapêutica. 2009. 165 f. [Tese]. Santa Maria RS: Universidade Federal de Santa Maria, Setor de Concentração em Processamento de Energia; 2009.

Latronico H et al. Novas tecnologias para redução de adiposidade localizada: cavitação, narl e radiofrequência, ensaio clínico comparativo. [Monografia]. Programa de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Instituto Superior de Medicina e Dermatologia – ISMD. São Paulo; 2010.

Pirola FM. Radiofrequência na flacidez tecidual e estrias. 2010. Disponível em: files.dermatofuncional.com.es/.../Bioset%20-%20R acesso em 22/09/2012.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Diário Oficial da União; 2013.

Barbosa M, Melo CA. Influência da vacuoterapia nos graus de classificação da celulite e dor 2010;(2).

Bertan AAGP. Efeitos obtidos com a aplicação da endermologia no tratamento do Fibro Edema Gelóide. [Monografia]. Tubarão SC: Universidade do Sul de Santa Catarina, curso de Graduação em Fisioterapia; 2005.

Manuskiatti W et al. Circumference reduction and cellulite treatment with a TriPollar radiofrequency device: a pilot study. J Eur Acad Dermatol Venereol 2009;23(7):820-7.

Downloads

Publicado

2018-11-06