Avaliação do ní­vel de satisfação dos pacientes atendidos no núcleo de fisioterapia e reabilitação fí­sica de Sobradinho/DF

Autores

  • Levy Aniceto Santana Universidade Católica de Brasí­lia – UCB

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v16i1.297

Resumo

Introdução: Uma das estratégias para aprimorar a atenção oferecida aos pacientes é analisar a satisfação dos mesmos. Objetivo: Analisar o ní­vel de satisfação dos pacientes atendidos no Núcleo de Fisioterapia e Reabilitação Fí­sica de Sobradinho/DF (NUFIRF). Método: Pesquisa descritiva de corte transversal, realizada por meio da aplicação de questionário no setor de ortopedia, no mês de outubro de 2013. Os indiví­duos foram abordados pelos pesquisadores antes de iniciar a sessão, solicitando 15 minutos para responder o questionário. Foram incluí­dos os pacientes alfabetizados que aceitaram participar da pesquisa após assinar o Termo de Consenti­mento Livre e Esclarecido, sendo excluí­dos os pacientes com menos de três sessões de fisioterapia. Resultados: Na visão dos usuários, o acesso aos serviços de fisioterapia atende as necessidades, certificando de retornarem caso necessário e de indicá-lo para amigos e familiares que precisarem. A classificação do serviço foi avaliada como boa devido í  atenção recebida, ética, eficiência e interesse demonstrado pelos profissionais e equipe responsável do local. Conclusão: Os pacientes apresentaram-se satisfeitos com os atendimentos recebidos e a conveniência da clí­nica oferecida no NUFIRF.

Palavras-chave: fisioterapia, satisfação do paciente, questionário, Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Levy Aniceto Santana, Universidade Católica de Brasí­lia – UCB

D.Sc., Docente da Universidade Católica de Brasí­lia – UCB

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Artigos originais