Métodos McKenzie vs. Williams: uma reflexão
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v4i1.3002Resumo
Neste artigo foram analisados dois tratamentos para dores na coluna lombar biomecanicamente opostos. Os métodos Williams e McKenzie são usados por mais de três décadas por fisioterapeutas em todo mundo. Existem algumas teorias e explicações biológicas, mecânicas e fisiológicas sobre a ação dos métodos, mas não existem pesquisas científicas com credibilidade sobre tais tratamentos. Por ser uma das patologias musculoesqueléticas mais importantes e comuns da década, surge a necessidade de novas pesquisas e maior incentivo a fisioterapia baseada em evidencias.
Palavras-chave: dor na coluna lombar, métodos McKenzie e Williams.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.