Análise da qualidade de vida dos discentes do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí­, através do WHOQOL-BREF

Autores

  • Marcouse Santana Gonçalves Universidade Estadual do Piauí­
  • Gisella Maria Lustoza Serafim Universidade estadual do Piauí­

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v15i1.306

Resumo

Introdução: A exigência por excelência no desenvolvimento acadêmico, o aprendizado coercitivo, a busca incessante por novas informações, a ausência de momentos de interação social, a incerteza quanto ao futuro profissional e a proximidade de graves patologias são alguns dos fatores estressantes aos quais os discentes de Fisioterapia estão expostos. Objetivo: Avaliar e comparar a qualidade de vida dos discentes dos perí­odos iniciais e finais do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí­, utilizando o questionário WHOQOL-BREF. Material e métodos: Trata-se de um estudo de caráter transversal, descritivo e censitário, elaborado através da análise do WHOQOL-BREF. A amostra foi do tipo acidental, composta por 103 acadêmicos de Fisioterapia. Resultados: Constatou-se que, de uma forma geral, os discentes apresentaram maiores pontuações para o domí­nio Psicológico (68,63) e menores para o domí­nio Ambiente (55,68). Os estudantes dos últimos perí­odos alcançaram maiores pontuações para os domí­nios Fí­sico (p = 0,001), Relações Sociais (p = 0,005) e Índice Geral de Qualidade de Vida (p = 0,0031) em comparação aos graduandos dos perí­odos iniciais. Conclusão: Faz-se necessário a adoção imediata de práticas preventivas e medidas de acompanhamento dos estudantes ingressantes, no sentido de minimizar os baixos í­ndices do ní­vel de Qualidade de Vida e garantir um ambiente acadêmico menos desgastante e mais produtivo.

Palavras-chave: qualidade de vida, Fisioterapia, estudantes.

Biografia do Autor

Marcouse Santana Gonçalves, Universidade Estadual do Piauí­

Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí­, Teresina/PI

Gisella Maria Lustoza Serafim, Universidade estadual do Piauí­

Professora Assistente I do curso de Fisioterapia da Universidade estadual do Piauí­  

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2016-07-05

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Artigos originais