Análise da qualidade de vida dos discentes do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí, através do WHOQOL-BREF
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v15i1.306Resumo
Introdução: A exigência por excelência no desenvolvimento acadêmico, o aprendizado coercitivo, a busca incessante por novas informações, a ausência de momentos de interação social, a incerteza quanto ao futuro profissional e a proximidade de graves patologias são alguns dos fatores estressantes aos quais os discentes de Fisioterapia estão expostos. Objetivo: Avaliar e comparar a qualidade de vida dos discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí, utilizando o questionário WHOQOL-BREF. Material e métodos: Trata-se de um estudo de caráter transversal, descritivo e censitário, elaborado através da análise do WHOQOL-BREF. A amostra foi do tipo acidental, composta por 103 acadêmicos de Fisioterapia. Resultados: Constatou-se que, de uma forma geral, os discentes apresentaram maiores pontuações para o domínio Psicológico (68,63) e menores para o domínio Ambiente (55,68). Os estudantes dos últimos períodos alcançaram maiores pontuações para os domínios Físico (p = 0,001), Relações Sociais (p = 0,005) e Índice Geral de Qualidade de Vida (p = 0,0031) em comparação aos graduandos dos períodos iniciais. Conclusão: Faz-se necessário a adoção imediata de práticas preventivas e medidas de acompanhamento dos estudantes ingressantes, no sentido de minimizar os baixos índices do nível de Qualidade de Vida e garantir um ambiente acadêmico menos desgastante e mais produtivo.
Palavras-chave: qualidade de vida, Fisioterapia, estudantes.
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