A equoterapia como recurso fisioterapêutico junto a indiví­duos com diagnóstico de paralisia cerebral

Autores

  • Victor Hugo de Jesus Freire UEPA
  • Náthila Lorrana Silva Cardoso UEPA
  • Layane Andressa Martins Ramos UEPA
  • Jaqueline Pinheiro da Silva UEPA
  • Ana Cristina Vidigal Soero UEPA

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v21i1.3073

Palavras-chave:

terapia assistida por cavalos, paralisia cerebral, Fisioterapia, interdisciplinaridade

Resumo

Introdução: A equoterapia é um método terapêutico utilizado na reabilitação e educação de pessoas com necessidades especiais e/ou portadoras de deficiência, caracterizado pelo uso do cavalo e por uma abordagem multidisciplinar, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial do indiví­duo. Objetivo: Compreender as repercussões biopsicossociais da equoterapia na reabilitação de indiví­duos diagnosticados com paralisia cerebral, tomando como eixo de análise os ganhos fí­sicos, sociais e psicológicos. Métodos: Estudo exploratório, observacional e descritivo, com delineamento quanti-qualitativo, realizado no Centro Interdisciplinar de Equoterapia (CIEQ-PA), em Belém/PA, mediante a aplicação de questionários com 10 responsáveis/acompanhantes, 6 profissionais da equipe multiprofissional e 1 fisioterapeuta. Os dados foram analisados com estatí­stica descritiva simples e através da organização das respostas por categorias empí­ricas. Resultados: A pesquisa revelou que a equoterapia trouxe benefí­cios fí­sicos, psicológicos e sociais às pessoas com diagnóstico de PC, com destaque para a melhora da postura e equilí­brio, bem como das interações sociais, o que reflete sua importância como uma estratégia para potencializar a inclusão social desses indiví­duos. Conclusão: Os achados demonstram que se trata de uma modalidade terapêutica transversal e um campo de atuação da fisioterapia com impactos positivos na reabilitação biopsicossocial e no desenvolvimento global dos indiví­duos.

 

Biografia do Autor

Victor Hugo de Jesus Freire, UEPA

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus CCBS II  

Náthila Lorrana Silva Cardoso, UEPA

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus CCBS II

Layane Andressa Martins Ramos, UEPA

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus CCBS II  

Jaqueline Pinheiro da Silva, UEPA

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus CCBS II  

Ana Cristina Vidigal Soero, UEPA

D.Sc., Psicóloga, Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

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Publicado

2020-03-08

Edição

Seção

Artigos originais