Especialidades em movimento
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v15i2.317Resumo
Nesta edição de Fisioterapia Brasil, publicamos estudos e revisões que cobrem várias especialidades da Fisioterapia, que sejam clássicas ou novas.
A Fisioterapia dermato-funcional está representada por um estudo enviado pela Universidade Estadual do Piauí, que analisa a população que procura atendimentos nesta especialidade, principalmente por razões estéticas, e que mostra que os resultados obtidos, usando várias técnicas, são satisfatórios.
A fisioterapia neuro-funcional está presente com dois estudos, uma sobre programa de exercícios em portadores da doença de Alzheimer, e outro sobre distúrbios respiratórios na doença de Parkinson, na qual foi empregada a técnica de reequilíbrio toracoabdominal.
Os distúrbios temporomandibulares são objeto de dois trabalhos, o primeiro analisando o efeito da mobilização neural do nervo radial em pacientes em tratamento ortodôntico, e o segundo revisando as várias técnicas utilizadas para tratar a disfunção dessa articulação.
Apresentamos também trabalhos de fisioterapia esportiva; de algumas aplicações da fisioterapia no puerpério imediato, para aliviar as dores da amamentação, para aferir a frequência respiratória em recém-nascidos ou ainda para avaliar o método canguru, ainda recente, na assistência ao recém-nascido pré-termo. Enfim, apresentamos uma revisão sobre as diferentes modalidades de fisioterapia empregadas na incontinência urinária pós-prostatectomia radical.
Teremos este ano muitos congressos e seminários de especialidades em fisioterapia. Muitos desses eventos publicam, em parceria com nossa revista, suplementos temáticos eletrônicos possibilitando uma maior difusão dos trabalhos apresentados e estamos sempre disponíveis para editar anais de congressos com a chancela da Fisioterapia Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.