Dor lombar e sintomas musculoesqueléticos em docentes do ensino fundamental I e II

Autores

  • Maurí­cio Correa Lima Universidade Paulista – UNIP, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v15i2.324

Resumo

Diversos fatores ocupacionais estão associados aos agravos do sistema musculoesquelético dos docentes, tais como a longa duração de tempo da aula em pé, carregamento de materiais didáticos, mobiliário escolar inadequado, longo tempo na posição sentada, correção de provas e exercí­cios. O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de dor lombar e sintomas musculoesqueléticos em docentes do Ensino Fundamental I e II. Participaram desta pesquisa 29 docentes ativos do Ensino Fundamental I e II da rede particular e pública de ensino de quatro escolas da cidade de São Paulo. Foi entregue o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Os docentes da rede de ensino pública e particular apresentaram elevadas queixas de sintomas musculoesqueléticos. Em ambas as redes, as maiores porcentagens de queixas relatadas ocorreram no pescoço, região cervical e ombros respectivamente. Houve relação significativa entre dor na região lombar com > 8 horas de trabalho por dia pela análise univariada e pela multivariada com anos de carreira e horas de trabalho por dia. A probabilidade de o indiví­duo apresentar queixa dolorosa na região lombar aumenta 32,9% a cada aumento no tempo de carreira e diminui em 21,8% a cada ano de idade do docente.

Palavras-chave: docentes, dor, sintomas, sistema musculoesquelético. 

Biografia do Autor

Maurí­cio Correa Lima, Universidade Paulista – UNIP, São Paulo/SP

Professor Especialista do Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP, São Paulo/SP

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais