A representação social e os significados dos docentes sobre a sí­ndrome de Burnout na dimensão da exaustão emocional

Autores

  • Denilson de Queiroz Cerdeira Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v14i4.401

Resumo

A Sí­ndrome de Burnout (SB) é um processo de cronificação emocional do estresse laboral. A Representação Social (RS) é a forma como a sociedade expressa a sua realidade. Buscou-se conhecer o perfil sociodemográfico e a representação social dos docentes com SB, na dimensão da Exaustão Emocional (EE). Tratou-se de estudo exploratório e qualitativo com 06 docentes com diagnóstico de SB na dimensão da EE. Utilizou-se o questionário de Maslach (MBI–Ed) e entrevista semiestruturada com questões norteadoras, no perí­odo de outubro a dezembro de 2010 com aprovação 276/2009 do Comitê de Ética da UNIFOR. Constam os resultados: 05 docentes do sexo masculino e 01 sexo feminino; sendo 03 casados, 02 solteiros e 01 divorciado; a idade média de 37,8 anos; o tempo de docência 9,1 anos e a escolaridade foi mestre (04 docentes). A análise dos significados identificou 04 categorias: Relacionamento, expressa as relações interpessoais; Tempo, relata a dificuldade de administração; Atividade Profissional, expressa o ato de ser professor; e Estresse, expressa os efeitos da docência. Observou-se uma relação direta com os professores e o reconhecimento de uma realidade desconhecida, sujeitando-os a dificuldades no diagnóstico e tratamento da sí­ndrome, requerendo ações e medidas de prevenção e educação junto aos docentes e a IES.

Palavras-chave: docentes, esgotamento profissional, Fisioterapia.

Biografia do Autor

Denilson de Queiroz Cerdeira, Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS

Ft., M.Sc.,  Docente dos Cursos de Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e do Curso de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA),  

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Publicado

2016-07-18

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Artigos originais