Intervenção fisioterapêutica orientada aos idosos baseada no ní­vel de conhecimento e atitudes sobre diabetes mellitus

Autores

  • Viviane Rech Universidade de Trás-os-Montes e Alto D"'Ouro – UTAD, Vila Real, Portugal
  • Maria Manuela Martins Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Hugo Tourinho Filho USP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v14i4.408

Resumo

Este estudo teve como objetivos caracterizar os usuários com diabetes mellitus tipo 2, segundo variáveis sociodemográficas e clí­nicas, e analisar os escores de conhecimento e atitude em relação í  doença. Participaram 1919 idosos atendidos em um serviço de atenção básica í  saúde de dezembro de 2009 a dezembro de 2010. Para a obtenção dos dados, foram utilizados os Questionários de Conhecimento (DKN – A), e de Atitudes Psicológicas do Diabetes (ATT – 19). A maioria da população caracterizou-se por idosos com idade a partir de 65 anos; predominantemente do sexo feminino (1705), alfabetizados (62%) com sobrepeso. Quanto ao conhecimento da doença, obtiveram-se escores superiores a oito, indicando resultado satisfatório quanto ao autocuidado. Os escores obtidos em relação às atitudes mostram dificuldades para o enfrentamento da doença, apontando os resultados para a necessidade de implantação de Programa de Educação em Diabetes às Unidades de Estudo.

Palavras-chave: diabetes mellitus, idoso, fisioterapia, atenção primária í  saúde.

 

Biografia do Autor

Viviane Rech, Universidade de Trás-os-Montes e Alto D"'Ouro – UTAD, Vila Real, Portugal

Ft., M.Sc.,  Especialista em Atividade Fí­sica e Qualidade de Vida (Universidade de Passo Fundo – UPF, Rio Grande do Sul), Doutoranda em Ciências do Desporto (Universidade de Trás-os-Montes e Alto D"'Ouro – UTAD, Vila Real, Portugal), Programa de Pós Graduação Stricto sensu em Ciências do Desporto, Exercí­cio e Saúde – Doutorado

Maria Manuela Martins, Escola Superior de Enfermagem do Porto

D.SC., Escola Superior de Enfermagem do Porto

Hugo Tourinho Filho, USP

Escola de Educação Fí­sica e Esporte - Campus Ribeirão Preto – EEFERP, Universidade de São Paulo – USP

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Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Artigos originais