Mochila escolar: investigação quanto ao peso carregado pelas crianças
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v14i5.421Resumo
Objetivo: Investigar o peso da mochila escolar das crianças do segundo ano do ensino fundamental. Material e métodos: Estudo descritivo, prospectivo, de corte seccional, com 97 crianças provenientes do Colégio Dom Aguirre, Sorocaba/SP. Critérios de inclusão: crianças cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; crianças regularmente matriculadas no ensino fundamental (segunda série); crianças de ambos os gêneros (feminino e masculino); com idade entre seis e oito anos. Foram excluídas: crianças cujos pais não aceitaram o convite para participar. Resultados: As mochilas inadequadas (com excesso de peso) representaram (89,7%) da amostra. O peso total da mochila atingiu o máximo de 9,100 Kg, o peso máximo permitido foi de 6,120 kg. Não houve diferença significativa para a dor associada í mochila pesada ou o Índice de Massa Corporal inadequado. A sobrecarga da mochila foi ocasionada devido a duas situações, por conter material em dia que não seria utilizado (caderno de desenho, dicionário) e por materiais duplicados (duas borrachas, várias canetas). Conclusão: Foram identificadas mochilas com peso acima do recomendado. As queixas de dor ocorreram na minoria das crianças, acreditamos que seja pelo pouco tempo de exposição a sobrecarga, por tratar-se de crianças no começo da vida escolar.
Palavras-chave: saúde da criança, assistência integral í saúde, ensino fundamental e médio, educação em saúde.
Referências
Organização Pan-Americana de Saúde. Escolas Promotoras de Saúde: Fortalecimento da Iniciativa Regional Estratégias e linhas de Ação. 2003-2012. Washington: OPAS; 2006.
Fernandes SMS, Casarotto RA, João SMA. Effects of educational sessions on school backpack use among elementary school students. Rev Bras Fisioter 2008;12(6):447-53.
Rocha J, Barbosa TM. Estudo preliminar da cinemática da locomoção de crianças em idade escolar transportando mochilas às costas. Abstract do 7º Congresso Nacional de Mecânica Experimental; 2008 Jan 23-25; Vila Real, Portugal.
Aparicio EQ, Nogueras AMM, SendÃn NL, Alonso ABR, Pedraz LS, Arenillas JIC. Influencia del tipo de jornada escolar en el peso de las mochilas escolares. Fisioterapia 2005;27(1):6-15.
Jordá M, Castells P. Podemos cuidar la columna del adulto desde la infancia? An Pediatr Contin 2008;6(4):236-9.
GarcÃa PAF. Dolor de espalda en alumnos de primaria y sus causas. Fisioterapia 2009;31(4):137-42.
Ortopedista desmistifica uso correto da mochila escolar [online]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO. [citado 2011 Abril 6]. DisponÃvel em: URL: www.into.saude.gov.br
Dockrell S, Simms C, Blake C. Schoolbag weight limit: can it be defined?. J Sch Health 2013;83:368-77.
Rebelatto JR, Caldas MAJ, De Vitta. A Influência do transporte do material escolar sobre a ocorrência de desvios posturais em estudantes. Rev Bras Ortop 1991;12:403-10.
Chansirinukor W, Wilson D, Grimmer k, Dansie B. Effects of backpacks on students: measurement of cervical and shoulder posture. Aust J Physiother 2001;47(2):110-6.
Whittfield J, Legg SJ, Hedderley DI. Schoolbag weight and musculoskeletal symptoms in New Zealand secondary schools. Appl Ergon 2005;36:193-8.
Negrini S, Carabalona R. Backpacks on! schoolchildren’s perceptions of load, associations with back pain and factors determining the load. Spine 2002;27(2):187-95.
Vitta A, Madrigal C, Sales VS. Peso corporal e peso do material escolar transportado por crianças em idade escolar. Fisioter Mov 2003;16(2):55-60.
Pereira LM, Barros PCC, Oliveira MND, Barbosa AR. Escoliose: triagem em escolares de 10 a 15 anos. Rev Saúde Com 2005;1(2)134-43.
Macias BR, Murthy G, Chambers H, Hargens AR. Asymmetric Loads and Pain Associated With Backpack Carrying by Children. J Pediatr Orthop 2008;28(5):512-17.
Mackie HW, Legg SJ. Postural and subjective responses to realistic schoolbag carriage. Ergonomics 2008;51(2):217-31.
Hong Y, Li JX, DTP, Fong. Effect of prolonged walking with backpack loads on trunk muscle activity and fatigue in children. J Electromyogr Kinesiol 2008;18:990-6.
Chow DHK, Ou ZY, Wang XG, Lai A. Short-term effects of backpack load placement on spine deformation and repositioning error in schoolchildren. Ergonomics 2010;53(1):56-64.
Shamsoddini AR, Hollisaz MT, Hafezi R. Backpack weight and musculoskeletal symptoms in secondary school students, Tehran, Iran. Iranian Journal of Public Health 2010;39(4):120-5.
Wiersema BM, Wall EJ, Foad SL. Acute backpack injuries in children. Pedriatrics 2003;111(1): 163-6.
Brasil - Ministério da Saúde. Programa TelessaúdeBrasil - Cálculo do Ãndice de Massa Corporal Infantil. [citado 2013 Abr 9]. DisponÃvel em: URL: http://www.telessaudebrasil.org.br/apps/calculadoras/?page=7.
Pires C, Esquivel F, Felipe M, Lemes L, Montero A, Montes de Oca P. Es el peso de las mochilas escolares lo que ocasiona dolor de espalda a los niños de 10-11 años de edad? Acta Pediatr Esp 2011;69(7-8):325-31.
Lópes A, GarcÃa P, Alonso C, Garcinuño A, André de Llano JM. Mochilas escolares y dolor de espalda en la población infantil. Pediatr Aten Prim 2010;12(47):385-97.
Giusti PH, De Almeida HL, Tomasi E. Weight excess of school materials and its risks factors in South Brazil. A cross sectional study. Eur J Phys Rehabil Med 2008;44(1):33-8.
Candotti CT, Noll M, Roth E. Avaliação do peso e do modo de transporte do material escolar em alunos do ensino fundamental. Rev Paul Pediatr 2012;30(1):100-6.
Pinetti ACH, Ribeiro DCL. Estudo sobre a influência da mochila no controle postural em escolares de 11 a 13 anos por meio da análise de dados estabilométricos. Ter Man 2008;6(23):43-7.
Benini J, Karolczak APB. BenefÃcios de um programa de educação postural para alunos de escolas do MunÃcio de Garibaldi/RS. Fisioter Pesq 2010;17(4):346-51.
MartÃnes-González M, Gómesz-Conesa A, Hidalgo Montesinos MD. Programas de higiene postural desarrollados con escolares. Fisioterapia 2008;30(5):223-30.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.