Mochila escolar: investigação quanto ao peso carregado pelas crianças

Autores

  • Amabile Vessoni Arias UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v14i5.421

Resumo

Objetivo: Investigar o peso da mochila escolar das crianças do segundo ano do ensino fundamental. Material e métodos: Estudo descritivo, prospectivo, de corte seccional, com 97 crianças provenientes do Colégio Dom Aguirre, Sorocaba/SP. Critérios de inclusão: crianças cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; crianças regularmente matriculadas no ensino fundamental (segunda série); crianças de ambos os gêneros (feminino e masculino); com idade entre seis e oito anos. Foram excluí­das: crianças cujos pais não aceitaram o convite para participar. Resultados: As mochilas inadequadas (com excesso de peso) representaram (89,7%) da amostra. O peso total da mochila atingiu o máximo de 9,100 Kg, o peso máximo permitido foi de 6,120 kg. Não houve diferença significativa para a dor associada í  mochila pesada ou o Índice de Massa Corporal inadequado. A sobrecarga da mochila foi ocasionada devido a duas situações, por conter material em dia que não seria utilizado (caderno de desenho, dicionário) e por materiais duplicados (duas borrachas, várias canetas). Conclusão: Foram identificadas mochilas com peso acima do recomendado. As queixas de dor ocorreram na minoria das crianças, acreditamos que seja pelo pouco tempo de exposição a sobrecarga, por tratar-se de crianças no começo da vida escolar.

Palavras-chave: saúde da criança, assistência integral í  saúde, ensino fundamental e médio, educação em saúde.

Biografia do Autor

Amabile Vessoni Arias, UNICAMP

D.Sc.,  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2016-07-19

Edição

Seção

Artigos originais