Alterações posturais e capacidade para o trabalho em acadêmicos do curso de odontologia de uma instituição de ensino superior privada no sertão central cearense

Autores

  • Paulo Roberto Roseno Fernandes Unicatólica https://orcid.org/0000-0002-9928-516X
  • Mariza Maria Barbosa Carvalho Unicatólica
  • Maria Mônica Siqueira de Alencar Almeida Unicatólica
  • Rayane Pereira de Queirós Unicatólica
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Uninassau
  • Alain Oliveira dos Santos Unicatólica

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v22i2.4304

Palavras-chave:

postura; estudantes de odontologia; ergonomia

Resumo

A profissão exerce influência nas condições de saúde dos trabalhadores, por isso algumas práticas no trabalho exigem cuidado. Durante a realização das práticas odontológicas, os acadêmicos e profissionais adquirem posições estáticas desconfortáveis e inapropriáveis por períodos de longa duração. O objetivo deste estudo foi avaliar as condições posturais e a capacidade para o trabalho em graduandos do curso de Odontologia do Centro Universitário Católica de Quixadá/CE. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem metodológica quantitativa. A população constituiu-se de 147 alunos do curso de Odontologia da Unicatólica, de ambos os gêneros, no período de 2019.2 a 2020.1. A coleta de dados deu-se por meio do Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), e da avaliação postural através do Instrumento de Avaliação Postural (IAP), com o auxílio do simetrógrafo. Observou-se que desvios posturais estavam mais presentes no gênero feminino, podendo se explicar pelo seu número mais expressivo, porém não foram detectáveis relações entre a capacidade para o trabalho e as alterações posturais. Foi possível concluir que mesmo com o quantitativo de alterações posturais dos estudantes, apresentavam boa capacidade para o trabalho.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Roseno Fernandes, Unicatólica

Discente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará, Brasil e Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico

Mariza Maria Barbosa Carvalho, Unicatólica

Mestre em Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará, Brasil

Maria Mônica Siqueira de Alencar Almeida, Unicatólica

Discentes do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará, Brasil

Rayane Pereira de Queirós, Unicatólica

Discentes do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará, Brasil

Thiago Brasileiro de Vasconcelos, Uninassau

Doutor em Farmacologia, Docente do Centro Universitário Uninassau, Fortaleza, Ceará, Brasil

Alain Oliveira dos Santos, Unicatólica

Mestre em Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará, Brasil

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Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

Artigos originais