Motivação na universidade: um estudo com estudantes de fisioterapia

Autores

  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v13i1.457

Resumo

Introdução: Estudos atuais têm demonstrado que a preocupação com a motivação para aprender deve ser considerada como fator relevante para cursos universitários. Instrumentos que avaliam a motivação intrí­nseca e extrí­nseca podem colaborar para o conhecimento do ní­vel de motivação em estudantes do ensino superior. Objetivo: Investigar o perfil motivacional dos estudantes ingressantes e concluintes do curso de Fisioterapia e identificar os fatores motivacionais intrí­nsecos e extrí­nsecos presentes na formação. Método: Participaram 45 alunos do curso de graduação em Fisioterapia de uma universidade particular da cidade de São Paulo. Os alunos convidados a participar estavam regularmente matriculados em turmas do primeiro, segundo, sétimo e oitavo semestres do curso, representando ingressantes e concluintes. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), de Vallerand. Resultados: Os dados foram tratados com o teste de Mann Whitney comparando ingressantes e concluintes. Não foram encontradas diferenças significativas em nenhum dos sete itens avaliados para motivação intrí­nseca, extrí­nseca e desmotivação para os grupos. Conclusão: Outras aplicações do instrumento poderão colaborar para a avaliação da motivação dos estudantes em diferentes fases do curso, auxiliando na elaboração de estratégias de incentivo e conhecimento do perfil do aluno.

Palavras-chave: motivação, Fisioterapia, avaliação, ensino superior.

Biografia do Autor

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP

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Publicado

2016-11-27

Edição

Seção

Artigos originais