Avaliação da destreza manual em pessoas com sí­ndrome de Down: comparação entre teste caixa e blocos, Minnesota e Jebsen-Taylor

Autores

  • Larissa Albuquerque Rufino Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP
  • Aline Bernardes de Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP
  • Gustavo Verginassi Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP
  • Raquel Cymrot Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i3.476

Resumo

Poucos estudos discutem o uso de instrumentos de avaliação da destreza manual para pessoas com déficit intelectual como a Sí­ndrome de Down (SD). Esta sí­ndrome caracteriza-se por ser uma das deficiências intelectuais mais comuns, acompanhada de atraso global do desenvolvimento, incluindo as habilidades motoras. O presente estudo teve como objetivo avaliar a destreza motora em jovens com SD por meio da utilização de 3 diferentes testes e comparar os resultados obtidos de cada um deles na aplicação com essa população. Esta amostra foi composta por 10 crianças e jovens com SD, entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos que frequentavam uma instituição especializada. Foram utilizados os testes de caixa e blocos (TCB), o Minnesota Dexterity Test e o Teste de Função Manual de Jebsen e Taylor (TFMJT). Observou-se correlação entre quase todas as tarefas propostas nos testes para os participantes. Todavia, houve maior dificuldade na aplicação do Minnesota, no qual o desempenho foi prejudicado pela dispersão durante sua realização. Conclui-se que a escolha do teste pode influenciar nos resultados obtidos, devendo, portanto, haver preocupação na busca dos melhores instrumentos para testar as habilidades de pessoas com déficits intelectuais.

Palavras-chave: destreza motora, avaliação, sí­ndrome de Down.

Biografia do Autor

Larissa Albuquerque Rufino, Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP

Curso de Fisioterapia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP

Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aline Bernardes de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Gustavo Verginassi, Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP

Curso de Engenharia de Produção, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP

Docente da Escola de Engenharia, Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2016-10-20

Edição

Seção

Artigos originais