O uso da estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v22i5.4773

Palavras-chave:

estimulação transcraniana por corrente contínua; terapia de estimulação elétrica; córtex motor; paralisia cerebral; reabilitação

Resumo

Introdução: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é um recurso terapêutico não invasivo ao paciente, de baixo custo, baseado na alteração da excitabilidade do córtex motor. Técnica capaz de influenciar no mecanismo autônomo do SNC, aumentando a eficiência sináptica e favorecendo o aprendizado motor. Objetivo: Sistematizar evidências científicas sobre a ETCC como recurso terapêutico no processo de reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Métodos: Revisão sistematizada seguindo recomendações do PRISMA e a busca estratégica PICO diante da indicação da ETCC, como recurso terapêutico no processo de reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados, publicados nos últimos 10 anos, disponíveis em cinco relevantes bases de dados em saúde nos idiomas inglês, espanhol e português. Resultados: Foram encontrados 604 estudos, dos quais, após aplicação dos critérios de elegibilidade, quatro deles foram selecionados. Os resultados de tais estudos se mostraram benéficos no tratamento de crianças com paralisia cerebral, incluindo aquelas com mais de 70% de presença de espasticidade. Conclusão: ETCC constitui recurso promissor no tratamento da criança com paralisia cerebral, aceito pelas crianças visto ser indolor e apresentar reações leves como vermelhidão e formigamento no local da aplicação. Os efeitos favoráveis destacados foram: melhora no desempenho funcional e da marcha.

Biografia do Autor

Messias da Silva Paixão, FAM-SP

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário das Américas (FAM-SP), São Paulo, SP, Brasil

Teresa Cristina Gioia Schimidt, FAM-SP

Enfermeira, Pós-Doutorado em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade de São Paulo (USP), Docente no Curso de Medicina no Centro Universitário das Américas (FAM-SP) e Enfermeira na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, junto ao Gabinete de Secretário e Assessorias

Renata Calhes Franco de Moura, FAM-SP

Ft., Especialização em Neuropediatria, Mestrado em Distúrbios do desenvolvimento, Doutorado em Ciências da Reabilitação, Docente nos Cursos de Fisioterapia e Medicina no Centro Universitário das Américas (FAM-SP), São Paulo, SP, Brasil

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Publicado

2021-11-11