Métodos qualitativos e quantitativos de avaliação do alinhamento postural

Autores

  • Ana Paula Nunes Pereira Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie, Barueri/SP
  • Gisela Rosa Franco-Salerno Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Janina M. Prado-Rico Universidade Cidade de São Paulo UNICID, São Paulo
  • Susi Mary de Souza Fernandes Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i3.488

Resumo

Introdução: O alinhamento postural tem sido objeto de estudo de profissionais da saúde ao longo dos anos. Graças aos avanços tecnológicos, o uso de métodos quantitativos para avaliação da postura tem se tornado mais frequente na prática clí­nica. Objetivos: Apresentar os diferentes métodos de avaliação postural adotados por profissionais da saúde na última década. Métodos: Realizou-se uma revisão de literatura de artigos nas bases de dados Lilacs, Medline, Pubmed, Cochrane e CAPES, no perí­odo entre 2000 e 2012, nos idiomas inglês, espanhol e português, utilizando-se os seguintes descritores: postura, avaliação, atividade motora, equipamentos, provisões, posture, evaluation, motor activity, equipment, suplies, avaliación, actividad motora, equipos e suministros. Resultados: Foram encontrados 33 artigos cientí­ficos publicados em revistas indexadas, porém somente 25 referências utilizaram instrumentos qualitativos ou quantitativos de avaliação postural. Conclusão: Nos últimos anos o uso de softwares para realização de avaliação postural quantitativa tem se mostrado cada vez mais frequente na prática clí­nica, como complemento ao método qualitativo. A adoção dessas ferramentas tecnológicas permitirá ao profissional da saúde desenvolver avaliações mais acuradas e determinar a magnitude das alterações posturais.

Palavras-chave: postura, avaliação, atividades motoras, equipamentos e provisões. 

Biografia do Autor

Ana Paula Nunes Pereira Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Barueri/SP

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Barueri, SP

Gisela Rosa Franco-Salerno, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Professora associada do Curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Janina M. Prado-Rico, Universidade Cidade de São Paulo UNICID, São Paulo

Programa de mestrado e doutorado em fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo UNICID, São Paulo  

Susi Mary de Souza Fernandes, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Professora associada do Curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

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Publicado

2016-10-20