O efeito da terapia Cuevas Medek Exercises na displasia do desenvolvimento de quadril em paciente com paralisia cerebral: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v22i6.4934

Palavras-chave:

Fisioterapia; paralisia cerebral; deficiências do desenvolvimento, displasia do desenvolvimento do quadril

Resumo

Introdução: A terapia Cuevas Medek Exercises (CME) é um método fisioterapêutico de manuseio sem comandos verbais, pois não busca reações voluntárias e, sim, acessar a via cortical involuntária. As correções dos movimentos acontecem pelo estímulo sensorial da mão do terapeuta. Objetivo: Avaliar o efeito da CME na displasia do desenvolvimento de quadril (DDQ) de uma paciente com paralisia cerebral (PC). Métodos: A pesquisa é caracterizada como estudo de caso, tendo como participante uma menina de seis anos com PC, tetraparesia e displasia bilateral de quadril. As intervenções começaram após avaliação desenvolvida pelo método CME, radiografia de quadril e classificação nos níveis do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). A criança foi submetida a terapia CME para tratar a DDQ durante 10 meses, totalizando 136 sessões (45 minutos cada), composta de quatro a seis exercícios repetidos, seis vezes em média. Foram registrados o tempo e/ou quantas repetições conseguiu realizar. Resultados: Evoluiu de 55 para 61 pontos no score do CME, melhorou sua idade motora e, na radiografia de quadril, o esquerdo passou de subluxado para quadril de risco. Conclusão: A paciente melhorou idade motora, controle de tronco e bipedestação, autonomia e encaixe do quadril em ambos os lados.

Biografia do Autor

Andreas Dreckmann Ferreira, UFRGS

Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil  

Laís Rodrigues Gerzson, UFRGS

Fisioterapeuta, Doutora do Programa de Pós-Graduação Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil  

Carla Skilhan de Almeida, UFRGS

 Fisioterapeuta, Doutora em Movimento Humano Departamento de Fisioterapia, Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil 

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Publicado

2022-05-11

Edição

Seção

Relatos de caso