Análise quali-quantitativa de idosos submetidos a um programa estruturado de reabilitação vestibular

Autores

  • Iara Buriola Trevisan UNESP, Presidente Prudente/SP
  • Ana Beatriz Padoan Maestrello Faculdades Adamantineses Integradas
  • Francini Menezes dos Santos Faculdades Adamantineses Integradas
  • Vitor Engrácia Valenti UNESP, Presidente Prudente/SP
  • Marco Aurélio Cardoso UNESP, Presidente Prudente/SP
  • Fernando Garbi Garbi Faculdades Adamantinenses Integradas
  • Paulo Roberto Rocha Júnior Faculdades Adamantinenses Integradas

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i4.506

Resumo

Introdução: A reabilitação vestibular busca minimizar sintomas vestibulares ajudando a melhorar a qualidade de vida de indiví­duos com doenças vestibulares. Objetivo: Analisar quali-quantitativamente a qualidade de vida de idosos submetidos a um programa estruturado de reabilitação vestibular. Métodos: Participaram do estudo cinco indiví­duos de ambos os gêneros com idade média de 67,8 ± 4,12 anos. Os participantes foram submetidos a um programa estruturado para reabilitação vestibular durante duas sessões semanais, totalizando 15 sessões. Para avaliação quantitativa, utilizou-se a Escala de Quantificação de Tontura e o Dizziness Handicap Inventory (DHI) pré e pós-reabilitação e para análise qualitativa aplicou-se em forma de entrevista não-diretiva perguntas para coleta de dados sobre melhora do quadro clí­nico nas atividades cotidianas, sociais e domiciliares pós-reabilitação. Resultados: Quanto aos dados quantitativos, observou-se melhora significativa no domí­nio fí­sico (p = 0,043) e qualidade de vida geral (p = 0,043), além da melhora de sintomatologia de tontura (p = 0,042). Tais resultados corroboraram a melhora relatada pelos participantes sobre as atividades de vida diária. Conclusão: Concluiu-se que o programa de exercí­cio para reabilitação vestibular contribuiu para melhorar os domí­nios emocionais, funcionais e fí­sicos e da qualidade de vida geral, bem como a sintomatologia de tontura, o que corroborou os relatos dos participantes.

Palavras-chave: idosos, qualidade de vida, vestibulopatia.

Biografia do Autor

Iara Buriola Trevisan, UNESP, Presidente Prudente/SP

Graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Adamantineses Integradas, Programa de Mestrado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente/SP

Ana Beatriz Padoan Maestrello, Faculdades Adamantineses Integradas

Graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Adamantineses Integradas

Francini Menezes dos Santos, Faculdades Adamantineses Integradas

Graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Adamantineses Integradas

Vitor Engrácia Valenti, UNESP, Presidente Prudente/SP

D.Sc., Programa de Mestrado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marí­lia/SP

Marco Aurélio Cardoso, UNESP, Presidente Prudente/SP

Programa de Mestrado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, Professor Mestre das Faculdades Adamantinenses Integradas

Fernando Garbi Garbi, Faculdades Adamantinenses Integradas

M.Sc., Professor das Faculdades Adamantinenses Integradas e Universidade Paulista  

Paulo Roberto Rocha Júnior, Faculdades Adamantinenses Integradas

D.Sc., Professor das Faculdades Adamantinenses Integradas e Universidade Paulista  

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Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Artigos originais