Cuidados paliativos no ensino da fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v23i4.5103

Palavras-chave:

Fisioterapia, Bioética, Cuidados Paliativos

Resumo

Introdução: A participação da fisioterapia nos cuidados paliativos pressupõe intervenções que visam melhorar o conforto do paciente, reduzir o tempo de hospitalização, e facilitar o manejo das implicações físicas, emocionais, sociais e espirituais, decorrentes de um diagnóstico de doença grave ou potencialmente ameaçadora da vida. Entretanto, mesmo diante da sua crescente importância, o ensino dos cuidados paliativos ainda precisa ser priorizado na formação dos profissionais de saúde. Objetivo: Analisar a inclusão dos cuidados paliativos como temática do ensino da Fisioterapia, na perspectiva de fisioterapeutas docentes de uma universidade pública. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal, exploratório e descritivo, com metodologia quantitativa. A coleta de dados incluiu o uso de um questionário online no formato Google Forms, projetado para responder aos objetivos da pesquisa. Resultados: Participaram do estudo 23 docentes de uma universidade pública estadual, localizada no norte do país. Os dados apontaram que os cuidados paliativos são considerados um conteúdo relevante para a formação de futuros fisioterapeutas, e devem ser priorizados na grade curricular do curso. Conclusão: Os resultados indicaram lacunas no ensino sobre cuidados paliativos durante a graduação em fisioterapia, particularmente no que concerne à discussão sobre a autonomia do paciente.

Biografia do Autor

Jayanne Marques Bitencourt da Costa, UEPA

Discente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Rubens Marinho da Paz, UEPA

Discente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Vitória Eduarda Lopes Gonçalves Wariss, UEPA

Discente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Erika Cristina de Almeida Barros, UEPA

Discente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Ana Cristina Vidigal Soeiro, UEPA

Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

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Publicado

2022-08-13

Edição

Seção

Artigos originais