Avaliação da coordenação motora de crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v24i5.5391Palavras-chave:
Autismo, Coordenação, CriançaResumo
O Transtorno do Espectro Autista é classificado como transtorno do neurodesenvolvimento comportamental ou mental, que se relaciona com algum fator ambiental ou condição genética. O estudo objetivou avaliar a coordenação motora das crianças com o Transtorno do Espectro Autista. É um estudo transversal, pesquisa de campo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio do preenchimento de um questionário do perfil sociodemográfico e aplicação do Teste Körper Koordinations test Für Kinder, que detecta possíveis déficits na coordenação motora global. O presente estudo teve a participação de crianças entre 4 e 11 anos de idade diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, da Associação de Pais de Crianças Autistas TEAcolher do município de Patrocínio. Foram avaliadas 21 crianças, sendo 85,7% do sexo masculino, a maioria apresentou comunicação verbal (95,2%). Também foi observado que 16 (76,2%) crianças apresentaram déficit na coordenação. Outro dado encontrado foi que quanto maior a idade do paciente melhor é o nível de motricidade global e que o índice de massa corpórea não influenciou no nível de motricidade global das crianças deste estudo. Conclui-se que a criança com Transtorno do Espectro Autista apresenta déficit na coordenação motora associada a disfunções no ritmo, equilíbrio, lateralidade, força, agilidade e velocidade avaliadas pelo teste citado acima. Dessa forma, a avaliação da coordenação motora destas crianças possibilita a identificação de alterações do desenvolvimento motor, possibilitando assim uma intervenção precoce favorecendo o desenvolvimento infantil adequado.
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