Conhecimento de acadêmicos de fisioterapia sobre o manejo terapêutico de pacientes com lombalgia crônica inespecífica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v24i6.5488

Palavras-chave:

Conhecimento. Dor Lombar. Modalidades de Fisioterapia.

Resumo

Introdução: A lombalgia crônica inespecífica é um processo doloroso dinâmico, progressivo e multifacetado que pode determinar mudanças na capacidade funcional dos indivíduos, o que torna relevante que acadêmicos envolvidos no manejo terapêutico destes possuam conhecimentos adequados para desempenhar assistência de qualidade. Objetivo: Caracterizar o conhecimento de acadêmicos de fisioterapia de uma instituição de ensino superior privado sobre o manejo terapêutico de pacientes com lombalgia crônica inespecífica. Métodos: Trata-se de estudo observacional, corte transversal, caráter descritivo e abordagem quantitativa desenvolvido com acadêmicos de Fisioterapia das Faculdades Nova Esperança a partir de instrumento semiestruturado abrangendo dados sociodemográficos e 12 questões relativas ao conhecimento destes sobre a temática, que foi classificado como adequado quando a porcentagem de acertos foi maior ou igual a 70% e inadequado quando foi inferior a 70%. Os dados quantitativos foram codificados no Microsoft Excel e analisados mediante técnicas de estatística descritiva. Resultados: Houve predominância do sexo feminino (79,4%), média de idade de 24,8 anos, estado civil solteiro (89,7%), cursando o 5º semestre da graduação (38,5%) e com participação em estágios extracurriculares, cursos de aperfeiçoamento ou eventos na área de investigação (74,3%). Um total de 84,6% dos participantes acertou 8 ou mais questões, possuindo conhecimento classificado como adequado. Em todos os itens houve mais de 75% acertos, exceto para 1, 5 e 6 que obtiveram apenas 12,8%, 7,6% e 48,7% de acertos, respectivamente. Conclusão: Os acadêmicos possuem conhecimento adequado sobre o manejo terapêutico de pacientes com lombalgia crônica inespecífica, indicando a preparação destes para atuação no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Cássia Nelcy Marcolino de Araújo, FACENE

Graduanda em Fisioterapia, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa, PB, Brasil

Dyego Anderson Alves de Faria, FACENE

Docente do curso de Fisioterapia, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa, PB, Brasil

Emanuelle Silva de Mélo, FACENE

Docente do curso de Fisioterapia, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa, PB, Brasil

Emanuelle Malzac Freire de Santana, FACENE

Docente do curso de Fisioterapia, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa, PB, Brasil

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Publicado

2024-01-06

Edição

Seção

Artigos originais