Tratamento dermato-funcional para rugas com uso de blender químico e eletrolifting
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v13i4.551Resumo
As rugas são alterações indesejáveis devido í modificação no tecido cutâneo. Os objetivos dessa pesquisa foram comparar o tratamento para rugas com uso de blender químico, eletrolifting e a associação desses compostos e identificar os fototipos, os tipos de pele e de rugas. Tratou-se de um estudo descritivo, intervencionista e comparativo. Foi realizado no Centro Universitário Christus no período de novembro de 2010 a maio de 2011. A amostra foi composta por 30 mulheres com idade entre 30 e 55 anos, que foram atendidas individualmente, totalizando 300 atendimentos. Foram divididas nos seguintes grupos: Grupo A (n = 10) que foi usado o blender químico composto por ácido hialurônico (pH: 3.5), vitamina C e colágeno; Grupo B (n = 10) realizou-se uma escarificação com microcorrente galvânica (300 µa) e o Grupo C (n = 10) no qual foram feitas ambas as condutas. Os fototipos encontrados nos três grupos foram III e IV; quanto ao tipo de pele, predominou a mista no grupo A, oleosa no grupo B e essas duas classificações no grupo C; quanto ao tipo de rugas pode observar-se diminuição da quantidade de rugas profundas ao final do tratamento. Conclui-se que houve diminuição das rugas em número e profundidade sendo mais evidente no grupo dos recursos associados.
Palavras-chave: envelhecimento, facial, dermatologia, estimulação elétrica, ácido hialurônico.
Â
Referências
Guirro EC, Guirro R. Fisioterapia Dermato-Funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3a ed. São Paulo: Manole; 2004.
Papaléo Netto M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu; 2002.
Garcia PG, Borges FS. Fotodocumentação em Fisioterapia Dermato-Funcional. In: Borges FS. Dermato-Funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.
Pickles B, Compton A, Cott C, Simposon J, Vandervoot A. Fisioterapia na terceira idade. 2a ed. São Paulo: Santos; 2000. p.197-212.
Lira UPS. Uso da microcorrente galvânica no tratamento de rugas: uma revisão. Rio de Janeiro, 2008. [citado 2010 Abr 03]. DisponÃvel em URL:http://www.interfisio.com.br
Borelli S. As idades da pele: orientação e prevenção. São Paulo: Senac; 2004. p. 260.
Kede MPV, Sabatovich O. Avaliação e classificação da pele sã. Técnicas de preenchimento. Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu; 2004.
Martins S. Novos conceitos de tratamento cosmecêutico. Rev Personnalité 2004;32-8.
Dângelo JG, Fattini CA. Anatomia básica dos sistemas orgânicos. São Paulo: Atheneu; 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.