Testes de avaliação da capacidade fí­sica em pediatria

Autores

  • Évelim Leal de Freitas Dantas Gomes UNINOVE
  • Diego Soares da Silva UNINOVE
  • Dirceu Costa UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v13i6.586

Resumo

Introdução: A resposta de um sujeito para o esforço fí­sico é uma ferramenta importante de avaliação clí­nica, uma vez que fornece informações fisiológicas dos sistemas respiratório, cardí­aco e metabólico. Objetivo: Buscar maiores informações e explorar detalhes dos testes de capacidade fí­sica utilizados na população pediátrica. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica de 1990 a 2012 nas bases Medline, Lilacs, Scielo, Pubmed e PEDro, com as seguintes palavras chave: teste de caminhada de seis minutos, shuttle walk test, teste de degrau de três minutos, teste cardiopulmonar máximo e esforço percebido. Foi estabelecido limite de idade até 18 anos. Idiomas: inglês, português e espanhol. Resultados: No Pubmed e Medline foram encontrados 251 artigos, dos quais 37 foram selecionados. Foram incluí­dos 20 estudos transversais e ensaios clí­nicos de periódicos com alto fator de impacto. Conclusão: A literatura traz vários estudos nos quais os testes de avaliação da capacidade fí­sica são aplicados na faixa etária de 4 a 18 anos. Os aspectos mais explorados são a avaliação pré e pós alguma intervenção em asma e fibrose cí­stica e a escolha do teste deve estar associada í  gravidade da doença. Os testes parecem ser bem tolerados pelas crianças, embora a percepção do esforço não seja precisa entre 4 e 8 anos e ainda faltem valores de referência de normalidade para alguns testes.

Palavras-chave: teste de capacidade fí­sica, pediatria, Fisioterapia.

Biografia do Autor

Évelim Leal de Freitas Dantas Gomes, UNINOVE

Professora da Graduação em fisioterapia pela Universidade Nove de Julho, Doutoranda em Ciências da Reabilitação - UNINOVE

Diego Soares da Silva, UNINOVE

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho UNINOVE

Dirceu Costa, UNINOVE

Professor do programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação UNINOVE

 

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Publicado

2016-11-27