Mais trabalhos, mais qualidade

Autores

  • Jean Louis Peytavin Atlântica Editora

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v12i1.590

Resumo

Para a primeira edição de 2012 (e o 12º ano de existência da revista), propomos a nossos leitores e assinantes um conjunto de artigos originais e revisões, representativo da atualidade da pesquisa brasileira em fisioterapia.

Do lado dos tratamentos, publicamos vários resultados de trabalhos sobre o método de reabilitação aquática Watsu na fibromialgia (Guilherme Carlos Brech e equipe), do isostretching no movimento da coluna lombar (Ana Carolina Brandt de Macedo e equipe), e do Pilates na melhoria da marcha e do equilí­brio dos idosos (Milson Carvalho Quadros Júnior e equipe). Já publicamos nas edições anteriores vários artigos sobre o método Pilates, sempre carente de estudos cientí­ficos.

Outra especialidade da fisioterapia bastante frequente em nossas páginas é a da saúde da mulher, hoje com um estudo de Fabiana Flores Sperandio e equipe (Udesc, Florianópolis) sobre a importância da incontinência urinária na climatério e sua relação com os fatores sócio-econômicos. Este trabalho mostra a importância e a complexidade dos fatores a ser considerados para melhorar a qualidade de vida das mulheres, dentre os quais os autores sugerem a presença de fisioterapeutas especializados na prevenção e no tratamento das disfunções uro-ginecologicas no atendimento hospitalar.

Na mesma ordem de idéias, um trabalho realizado por Rafaela Silva Rodrigues e uma equipe da Bahia mostra a importância da inserção de fisioterapeutas nas Unidades Básicas da Estratégia Saúde da Famí­lia.

Enfim, destacamos a revisão de LC Cameron, Adriana Bassini e sua equipe da UniRio, sobre a fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crônica, e, consequentemente, a compreensão da utilização dos recursos da atividade fí­sica e dos complementos nutricionais nesta doença crônica.

Estes trabalhos são apenas alguns dos que podem encontrar nesta edição. Cada ano tentamos aumentar o número de artigos publicados e agilizar o procedimento editorial para reduzir o tempo de espera entre o recebimento e a publicação. Em média, o tempo de espera diminuiu para 4 a 6 meses, e esperamos, em um futuro próximo, melhorar este resultado pela utilização de procedimentos de avaliação online.

Biografia do Autor

Jean Louis Peytavin, Atlântica Editora

Médico, D.Sc., Université Lyon II, France

Downloads

Publicado

2017-05-20