Revisão anatômica do músculo plantar delgado e sua importância clínica
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v1i2.618Resumo
O músculo plantar delgado é um pequeno músculo que faz parte do compartimento posterior superficial da perna, juntamente com os músculos sóleo e gastrocnêmio. É algumas vezes duplo, podendo estar ausente. É um músculo muito tênue e tendinoso em quase toda a sua extensão, exercendo pouca importância nos movimentos da perna por estar em estado de vestígioso no homem. A flexão plantar do tornozelo é exercida por outros músculos mais potentes que o acompanham, podendo ser removido sem causar qualquer incapacidade de movimento, embora sua lesão cause transtornos importantes, que foram analisados em nossa revisão. Não deve ser esquecido, para quem principalmente trabalhe com atletas devido í tensão provocado nesta área, provocando a sua ruptura, que pode ser mistificado pela sua localização, pelo seu tamanho e pela sua pouca importância anatômica na articulação do tornozelo.
Palavras-chave: músculo plantar delgado, tornozelo.
Referências
Moore KL. Anatomia orientado para o clÃnico. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1994. p. 406 e 407.
Testut L, Latarjet A, Tratado de anatomia humana 3ª ed. São Paulo: Salvat Editora; 1959, vol 1.
Latarjet M, Liard AR. Anatomia Humana. 2ª ed. São Paulo: Panamericana; 1993. p 800-859.
Gray H, Goss CM. Anatomia. 29ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara; 1988. p 413-416.
Kirschner N, Guleke N, Zenker R, Tratado de técnica operatória.
Romer AS, Parsons TS. Anatomia comparada dos vertebrados. 1ª ed. São Paulo: Atheneu; 1985. p 242-9.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.