Uma nova perspectiva para o Lato Sensu
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v2i1.621Resumo
A crescente oferta de cursos pós-graduação lato sensu nas diversas áreas do saber, parece ter estabelecido as bases de um novo código comportamental para o recém-graduado. Existe atualmente uma alta oferta que ainda está longe da saturação e que não consegue atender a elevadíssima procura pelos chamados MBAs, na área de Administração e Direito, e Lato Sensu nas outras áreas. É bem possível que, pelo menos em parte, esta alta demanda seja uma busca da satisfação não encontrada no curso de graduação, encerrando um processo de transição esperada, que viabiliza um novo código, reformulando critérios para compor um novo imaginário sócio cultural. Um imaginário que se estrutura de modo a aumentar a confiança e a elevar a auto-estima do recém-graduado.
Se bem organizada, uma pós-graduação lato sensu pode ser um valioso instrumento que complementa a formação profissional do aluno e o introduz de fato, e não apenas de direito, na vida acadêmica. Com uma proposta inovadora para a área, a Atlântica Editora estabeleceu parceria com a Universidade Castelo Branco do Estado do Rio de Janeiro, para promover cursos Lato Sensu de fisioterapia em diversas cidades do país. A Universidade em questão é possuidora de mestrado acadêmico recomendado pela CAPES, o que lhe permite emitir certificado de especialização acadêmica e profissional. Os cursos com disciplinas amparadas numa larga experiência profissional de seus professores permitem um casamento perfeito entre teoria e prática. A tecnologia educacional adotada baseia-se na educação problematizadora, que busca desenvolver a capacidade reflexiva dos participantes e que considera que o aprendizado ocorre no aluno, pelo aluno e com o aluno. Enfim, trata-se de uma visão pedagógica que entende que o professor não ensina, mas ajuda o aluno a aprender, como preconizava o educador Lauro de Oliveira Lima.
Como coordenador acadêmico nessa parceria, propus uma modificação radical nos conteúdos da disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa, buscando equivalência com a Metodologia científica ministrada em cursos Stricto Sensu, da área de saúde. Através de tais medidas, espero que o aluno, ao final do curso, seja capaz, com muita precisão, de: conhecer todas as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de delineamentos da investigação científica na área de saúde; identificar e neutralizar todos os vieses de seu estudo; deixar claro o(s) fator(es) em estudo (variável independente) e o(s) desfecho(s) medido(s) (variável dependente); conhecer suficiente estatística para formular suas hipóteses e entender as medidas da força de associação (odds ratio, redução de riscos, razão de verossimilhança), com sua significância estatística (intervalo de confiança, p de alfa, p de beta); selecionar a melhor opção entre ensaio clínico randomizado, revisão sistemática, caso-controle, transversal (prevalência, diagnóstico), coorte (incidência), experimental, relato de casos, estudo qualitativo; analisar uma artigo científico, sugerindo correções, quando pertinentes.
A preocupação em introduzir mudanças na metodologia foi estimulada após a minha participação, como examinador, em diversas bancas de Doutorado e de Mestrado no país e no exterior. A partir dessa experiência, notei que em sua grande maioria as teses e dissertações apresentam delineamentos com forte influência das áreas humanas, o que não constituiria fato grave se as mesmas não estivessem na área de saúde e não apresentassem alguns equívocos.Esperamos que essa iniciativa da Atlântica Editora em promover cursos diferenciados efetivamente contribua para mudar o perfil dos cursos Lato Sensu e para aprimorar o quadro profissional e acadêmico da Fisioterapia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.