Fisioterapia em grupo utilizando técnicas de relaxamento: influência no grau de independência funcional de pacientes com seqüelas de acidente vascular cerebral
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v2i4.646Resumo
O objetivo deste estudo foi de avaliar a influência das técnicas de relaxamento de Jacobson e Eutonia, aplicadas em grupo, na independência funcional de pacientes com seqüelas de AVC. A amostra consistiu de 4 sujeitos, avaliados em 2 momentos: antes e após a intervenção com o programa de relaxamento. Foram realizadas anamnese, exame físico e aplicação de escalas de avaliação do equilíbrio e da marcha (Escala de Tinetti) e Atividades Básicas da Vida Diária - ABVD`s (Índice de Barthel). Os resultados demonstraram um incremento de todas as variáveis com relação ao início do programa, mas na análise estatística feita através do programa SPSS detectou uma diferença significativa no que diz respeito í variável marcha (p = 0,03), bem como uma correlação entre as variáveis equilíbrio e marcha (r = 0,723). Estes dados nos levaram a concluir que o programa de relaxamento baseado na consciência corporal e no reequilíbrio do tônus influenciaram de forma significativa no desempenho funcional destes indivíduos.
Palavras-chave: AVC, técnicas de relaxamento, consciência corporal, independência funcional.
Referências
O’ Sullivan SB, Schmitz TJ. Fisioterapia Avaliação e Tratamento. 2 ed. São Paulo: Manole; 1993.
Downie PA. Neurologia para Fisioterapeutas. 4 ed. São Paulo: Panamericana; 1987.
Umphred DA. Fisioterapia Neurológica. 2 ed. São Paulo: Manole; 1994.
Vishnivetz B. Eutonia: educação do corpo para o ser. São Paulo: Summus; 1995.
La Pierre A. A Reeducação FÃsica. 6 ed. São Paulo: Manole; 1982.
Gomes de Lucena NM. Fisioterapia em grupo com pacientes neurológicos. Belo Horizonte:Livro de ata do VIII Congresso Brasileiro- I Congresso Mineiro de Fisioterapia; 1986.
Cautela JR, Groden J. Técnicas de Relajación. Barcelona: MartÃnez Roca; 1995.
Linares PL, Sánchez MJ. Parálisis cerebral y educacÃon fÃsica especial. Polibea 1993;41:4-11.
Ribeiro AR, Magalhães R. Eutonia. In: Santos AMF, ed. Guia de abordagens corporais. São Paulo: Summus; 1997.
Gil AC. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
Tinetti D. Valoración del EquilÃbrio y la Marcha. Em documentos de Evolución Gerontológica. Granada: Master de Gerontologia Social: Universidade de Granada; 1986.
Gomes de Lucena NM. Análisis de un programa de intervención motriz (expresión coprporal) como factor de desarrollo motor e eficacia laboral en un centro especial de empleo de trabajadores con retraso mental. [Tese]. Granada: Universidad de Granada; 1998.
Davis JH. Produção do Grupo. São Paulo:Edgard Blücher; 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.