Associação entre fatores antropométricos e o desempenho de escolares em tarefas de equilíbrio
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v18i5.661Resumo
Objetivo: Este estudo objetivou avaliar a associação entre fatores antropométricos e o desempenho de escolares em tarefas motoras de equilíbrio. Método: Participaram do estudo 284 escolares, com oito anos de idade, matriculados em escolas públicas do Município de São José-SC. Para avaliar equilíbrio foram utilizadas as tarefas especificas das baterias MABC-2 e KTK; a base de apoio plantar foi avaliada por meio de um pedigráfo (PODO tech) e o índice de massa corporal (peso/estatura²) foi avaliado por uma balança Tânita e um estadiômetro Sanny. Para análise estatística foi utilizado o programa estatístico SPSS, sendo realizada uma estatística descritiva e inferencial. Resultado: Verificou-se que meninos apresentam 2,09 chances de dificuldade nas tarefas de equilíbrio no teste mabc-2, na tarefa caminhando sobre a trave os meninos e escolares acima do peso apresentaram 1,72 e 1,94 chances de desequilíbrio quando comparado às meninas e peso normal, em relação í tarefa salto monopedal escolares acima do peso apresentam 1,94 chances de dificuldade na tarefa. Conclusão: Dessa forma conclui-se que escolares com pés planos, acima do peso e do sexo masculino apresentam mais dificuldades em realizar tarefas de equilíbrio quando comparado a seus pares.Â
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