Percepção dos discentes de fisioterapia acerca da monitoria acadêmica

Autores

  • Thomaz da Cunha Figueiredo Centro Universitário Franciscano
  • Nadiesca Taisa Filippin Centro Universitário Franciscano
  • Alecsandra Pinheiro Vendrusculo Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v17i5.680

Resumo

Introdução: A monitoria acadêmica é uma importante ferramenta por proporcionar elos entre discente monitor e professor e discente monitor e dicentes não-monitores, oferecendo suporte educacional para sanar possí­veis dúvidas referentes aos conteúdos ministrados. Objetivo: Conhecer as percepções dos discentes de fisioterapia acerca da monitoria acadêmica na formação profissional. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, em que 181 estudantes de uma instituição de ensino superior responderam a um questionário constituí­do por doze questões estruturadas pelos pesquisadores acerca da monitoria acadêmica. Resultados: A monitoria acadêmica na concepção dos discentes entrevistados é um momento de revisar os conteúdos e sanar dúvidas e também estes aprovam sua existência. Os entrevistados relataram que fazem uso frequente das oportunidades de monitoria, no entanto esta possui alguns pontos negativos que dificultam sua eficiência. Conclusão: A monitoria acadêmica é aprovada pelos discentes de fisioterapia entrevistados, apesar dos pontos negativos encontrados em seu desenvolvimento, sendo considerada boa.

Palavras-chave: educação, fisioterapia, ensino superior.

 

Biografia do Autor

Thomaz da Cunha Figueiredo, Centro Universitário Franciscano

Pós-Graduando em Reabilitação Fí­sico-Motora (UFSM), Fisioterapeuta pelo Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS

Nadiesca Taisa Filippin, Centro Universitário Franciscano

D.Sc., Docente Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS

Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Centro Universitário Franciscano

M.Sc., Docente Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS

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Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Artigos originais