Equilí­brio estático por baropodometria em paciente com ataxia cerebelar após tratamento com neurofeedback

Autores

  • Gabriella Coelho Vieira de Melo Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Glenda Costa da Silva Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Jefferson Pacheco Amaral Fortes Instituto Le Santé, Fortaleza
  • Paulo Cezar do Nascimento Filho Instituto Le Santé, Fortaleza/CE
  • Ismênia de Carvalho Brasileiro Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior Centro Universitário Estácio do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v18i2.802

Resumo

O Neurofeedback é um aparelho que consegue detectar padrões de ondas cerebrais e redirecioná-los para adequar o equilí­brio e potenciais cerebrais. Vem sendo usado nos últimos anos em atletas e de modo muito raro em quadros neurológicos. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar o efeito do Neurofeedback (NFB) em uma criança com Ataxia cerebelar, em uma clí­nica de Fisioterapia, em Fortaleza/CE. Tratou-se de um relato de caso. Foram realizadas uma avaliação inicial e uma ao final da intervenção com NFB por meio de eletroencefalografia quantitativa. Os dados foram analisados por Baropodometria e Estabilometria, durante 30 segundos, na posição bí­pede, e 50 segundos na posição sentada. O treino foi realizado para inibição de High Beta. Conclui-se que com a inibição dessa onda, houve diminuição na ansiedade da criança, relaxamento muscular, com consequente melhora no equilí­brio, evidenciada na baropodometria

Palavras-chave: ataxia, ondas cerebrais, neurofeedback.

Biografia do Autor

Gabriella Coelho Vieira de Melo, Centro Universitário Estácio do Ceará

Discente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará

Glenda Costa da Silva, Centro Universitário Estácio do Ceará

Discente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará

Jefferson Pacheco Amaral Fortes, Instituto Le Santé, Fortaleza

Fisioterapeuta, Instituto Le Santé, Fortaleza/CE  

Paulo Cezar do Nascimento Filho, Instituto Le Santé, Fortaleza/CE

Psicólogo, Brain Trainer Brasil, Instituto Le Santé,  Fortaleza/CE

Ismênia de Carvalho Brasileiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Coletiva UECE-UFC-UNIFOR, Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará

Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior, Centro Universitário Estácio do Ceará

D.Sc., Fisioterapeuta do Instituto Le Santé, Doutor em Biotecnologia (UECE), Pós-Doutorando em Educação (UFC), Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará

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Publicado

2017-05-02

Edição

Seção

Relatos de caso